facebook soundcloud instagram

Capacitação em Recursos Hídricos, modernização tecnológica, disseminação de informações e conhecimentos são algumas das ações previstas no alinhamento estratégico


Com o objetivo de promover a integração dos servidores, avaliar a trajetória e debater, coletivamente, o futuro da instituição, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) realizou, de 17 a 19 de outubro, o “Alinhamento Estratégico Igam 2023”. Cerca de 150 servidores participação do evento.

Durante três dias de evento, servidores e dirigentes do órgão debateram e analisaram as demandas levantadas no alinhamento estratégico de 2022, usando a metodologia PIC (Preocupação, Influência e Controle). A análise foi conduzida pela diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Flávia Danielle Mendes. “O objetivo foi analisar e estabelecer prioridade para sanar problemas enfrentados pelas equipes e, posteriormente, por meio da metodologia PIC, identificar possibilidades de soluções para as prioridades”, disse.

A chefe de Gabinete do Igam, Clara Oyamaguchi Pinheiro de Araújo Moreira, ressaltou que o encontro de Alinhamento Estratégico começou a ser realizado no ano passado, para nivelamento dos servidores. “É muito satisfatório que estejamos realizando esta segunda edição do Alinhamento Estratégico, na qual pudemos avaliar os levantamentos realizados em 2022, alinhar expectativas e propor sugestões de fortalecimento do instituto”, explicou.

Ainda segundo a chefe de Gabinete, “nesta edição procuramos diversificar a programação numa tentativa de contemplar as sugestões que levantamos no ano passado. Tivemos atividades de capacitação, alinhamento de ações, momentos de escuta, e também descontração”.

No segundo dia de debates, foi realizada a “Oficina de Linguagem Simples na Gestão Pública”, conduzida pela equipe do Laboratório de Inovação da Seplag (LabMG), com apresentação de parte teórica sobre o conceito de linguagem simples e diretrizes para aplicação da metodologia, além da parte prática, com avaliação de textos publicados pelas equipes do Igam. Os servidores tiveram a oportunidade de reescrever os conteúdos.

Entenda a Linguagem Simples na Gestão Pública clicando aqui.

Também no segundo dia, o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, apresentou o Planejamento Estratégico do Igam para o Futuro. A construção do documento teve início em 2022 e previu objetivos estratégicos da instituição para serem alcançados de 2023 a 2026. A apresentação também detalhou o planejamento tático e operacional das ações a serem realizadas pelas respectivas áreas de atuação.

Espera-se que, com a construção do planejamento estratégico do Igam, o órgão seja reconhecido pela sociedade mineira pela sua excelência na gestão de recursos hídricos. Para alcançar os objetivos, a instituição destaca a melhoria de processos internos, a inovação tecnológica e a capacitação e valorização contínua dos servidores, além de uma aproximação maior com a sociedade, garantindo uma transparência efetiva e um diálogo constante com todos os atores do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SEGRH).

Conheça o documento de Planejamento Estratégico – Igam do Futuro

Marcelo da Fonseca destacou que quando todos compartilham uma visão comum e com objetivos claros, e trabalham em conjunto na mesma direção, a eficiência e a eficácia são maximizadas. “Esse alinhamento não apenas impulsiona o desempenho, mas também promove um ambiente de trabalho mais coeso e motivador, onde cada membro se sente parte vital de um todo maior, trabalhando unidos para alcançar a missão institucional”, disse.

No final do encontro foram pactuadas algumas ações prioritárias para os próximos três anos, focadas especialmente em aprimoramento do Programa Estadual de Capacitação em Recursos Hídricos, na modernização tecnológica e na disseminação de informações e conhecimentos, entre outras.

No dia de encerramento, os servidores participaram também de uma caminhada ecológica pelo Parque Estadual Serra Verde e tiveram oportunidade de participara da Terapua Reiki, com vistas a equilibrar corpo e mente. Houve, ainda, uma roda de conversa para confraternização entre os servidores.

Fonte: Site IGAM