facebook soundcloud instagram

Há 25 anos, diariamente, cada cidade de Minas Gerais é monitorada para detecção de fenômenos naturais adversos, como possibilidades de chuvas, temporais, estiagem ou enchentes. Esse trabalho é feito pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), que, somente em 2022, emitiu 15.088 alertas para a Coordenadoria de Estadual Defesa Civil (Cedec). O sistema é referência para, nos casos de eventos naturais, os órgãos públicos tomarem decisões que podem salvar vidas.

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Meteorologia (23 de março), o Simge é destaque de Minas como instrumento de gestão preventivo e fundamental para os mineiros. Com um trabalho de vigilância, de previsão do tempo e de comportamento hídrico, o sistema é operado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e foi inaugurado em 2 de setembro de 1997, como resultado de Convênio do Governo do Estado com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

Ao longo dessas duas décadas, o Simge realiza diversos tipos de ações preventivas que vão desde a previsão do tempo até alertas de enchentes em todo o estado. Somente em 2022, foram elaborados 235 documentos de previsão de tempo e avisos meteorológicos, além do envio de alertas para a Defesa Civil Estadual e publicadas na página do sistema.

Entre os principais produtos resultantes do trabalho promovido estão: Boletim do Tempo e Avisos; Boletim Hidrometeorológico; Relatórios de Acompanhamento Trimestral; Previsão Climática e Alerta de Tempestade Severa. A finalidade é ajudar a mitigar os efeitos dos fenômenos adversos de tempo e clima. Nessa perspectiva, os meteorologistas realizam estudos, previsões e monitoramento, gerando informações disponibilizadas para os órgãos de segurança pública, do meio ambiente e da sociedade, para medidas necessárias diante de um cenário crítico.

“Diariamente, esse sistema oficial de Minas presta serviço de previsão de tempo para a sociedade, além de, durante os períodos chuvosos, emitir alertas, em especial para a Defesa Civil. Isso permite que a Cedec possa preparar ações de mitigação dos efeitos no caso de vendavais, granizo e chuvas intensas. O Simge tem esse papel importante de proteção da sociedade mineira, por meio da prestação das informações desses eventos extremos”, comenta o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca.

 

Leia mais:aqui.

Fonte: Site Igam.