facebook soundcloud instagram

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) tornou pública a lista de municípios inscritos na 5ª edição do Programa de Tratamento de Águas Residuárias (Protatar). Foram 21 projetos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, sendo 12 deles de 11 municípios mineiros. O programa destinará R$ 31 milhões para obras de esgotamento sanitário para cidades selecionadas.

Com o edital lançado em março de 2022 e finalizada a inscrição em 28 de abril, é iniciada a fase de habilitação, na qual os municípios inscritos passarão por análise da documentação exigida pelo edital, e até o dia 13 de maio poderão se adequar às exigências. Após esta etapa, os projetos habilitados passarão por avaliação e os selecionados serão conhecidos ainda no final deste ano.

O objetivo do Protatar é buscar ações efetivas para melhoria dos índices de saneamento básico na bacia do Paraíba do Sul. “É o único edital que existe no Brasil voltado para o tratamento de esgoto de afluentes domésticos para os municípios com recurso oriundo da cobrança do uso da água”, comenta o analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e representante do Ceivap na Bacia Paraíba do Sul, Eduardo Araújo Rodrigues.

Saiba mais:aqui.

Fonte: site Igam