A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) inicia, em 23 de maio, a terceira turma do curso “Descentralização do Licenciamento Ambiental: competências e atribuições dos municípios”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 6 de maio, por meio da plataforma Trilhas do Saber, universidade corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

Em formato EaD, o curso tem como público-alvo gestores e técnicos dos órgãos ambientais dos municípios mineiros que ainda não assumiram junto ao estado a competência para licenciar empreendimentos de impacto local, conforme previsto na Deliberação Normativa nº 213/2017 do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), além de integrantes de conselhos de meio ambiente municipais interessados.

A carga horária é de 30 horas e o conteúdo da capacitação está dividido em seis módulos:

• Módulo I - A Descentralização do Licenciamento Ambiental em Minas Gerais;
  • Módulo II - Sistema de Meio Ambiente;
  • Módulo III -  Atribuições dos Municípios no processo de Licenciamento, Controle e Fiscalização Ambiental;
  • Módulo IV - O Licenciamento Ambiental em Minas Gerais;
  • Módulo V - Intervenção Ambiental;
  • Módulo VI - Competência Originária e Delegação de Competências.

Clique aqui e faça sua inscrição

Conforme a diretora de Apoio à Gestão Municipal da Semad, Vanessa Naves, o curso visa fortalecer os municípios que ainda não realizam o licenciamento ambiental para poderem iniciar o exercício de suas atribuições originárias. “Ainda, no caso daqueles que já realizam o licenciamento, a ideia é apoiá-los no aperfeiçoamento de sua atuação na política de regularização ambiental”, disse.

A diretora explica que o formato on-line permite o amplo alcance da iniciativa aos municípios mineiros, com baixíssima mobilização de recursos públicos, estaduais e municipais. “O curso à distância ainda permite contemplar de forma irrestrita, sem limitação no número de inscritos, os membros da equipe municipal interessada”, reforçou.

Municípios interessados em iniciar o licenciamento ambiental de atividades de impacto local em âmbito municipal podem entrar em contato com a Diretoria de Apoio à Gestão Municipal (Dagem), pelo e-mail  dagem@meioambiente.mg.gov.br

Fonte: Ascom/Sisema