facebook soundcloud instagram

Uma pesquisa inédita sobre as condições do Rio Pardo e seus afluentes começará nessa quinta-feira, dia 19/09. Trata-se da "Expedição Nascente do Rio Pardo" que vai sair de Montezuma, na região Norte de Minas, para realizar um estudo científico ao longo da bacia hidrográfica até chegar ao encontro com seu afluente Rio Preto, em Rio Pardo de Minas. A chegada será em 20 de setembro, depois de a expedição ter percorrido 58 quilômetros, reunindo pesquisadores, ambientalistas, órgãos públicos, empresas e outros parceiros.


Esta atividade está sendo organizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica da Bacia Hidrográfica do Rio Mosquito e demais afluentes do Rio Pardo e pela prefeitura de Taiobeiras, com o apoio do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER , Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa e Prefeituras de Montezuma e Rio Pardo de Minas. 

Dentre os objetivos está o de levantar dados sobre a qualidade da água do Rio Pardo, um dos principais cursos d’água da região, além da mobilização social em defesa da revitalização dos cursos d’água e nascentes.

 

PROGRAMAÇÃO

 Expedição Nascente do Rio Pardo - Pela Vida do Rio

  • Início: 19 de setembro

07:00 – Encontro dos expedicionários na Comunidade Estiva;

08:30 – Reunião com a Comunidade Pau D'Arco;

10:00 – Nascente do Rio Pardo

12:00 - Almoço na Comunidade Pau D'Arco;

13:00 – Percorrer o Leito e afluentes do Rio Pardo até a cidade de Montezuma

                 

  • Encerramento: 20 de Setembro 

8h - Percorrer o Leito e afluentes do Rio Pardo até a cidade de Rio Pardo de Minas