07 03 17 subcomite guaicuiO Subcomitê da Bacia Hidrográfica Guaicuí (SCBH Guaicuí), da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Velhas), irá realizar eleição para Gestão 2017–2019, nesta terça-feira (07/02), de 9h às 12h, na Associação Comercial de Várzea da Palma. De forma coletiva e participativa, os Subcomitês discutem maneiras de compatibilizar equilíbrio ecológico regional, com o desenvolvimento econômico e socioambiental nas sub-bacias.

O Subcomitê Guaicuí localiza-se no Baixo Rio das Velhas e é composto pelos municípios de Corinto, Lassance, Pirapora e Várzea da Palma. A entidade atua em uma área de 4.136,93 km², que detém uma população de 31.581 habitantes. Este Subomitê abriga a foz do Rio das Velhas com o Rio São Francisco, onde o Rio das Velhas possui 153,66 quilômetros de extensão dentro da unidade territorial. Outros cursos d’água relevantes são o Ribeirão Bananal, Ribeirão do Corrente, Ribeirão do Cotovelo, o Córrego São Gonçalo das Tabocas e Córrego do Vinho. Na região, destaca-se a presença da Serra do Cabral, divisor de águas entre as UTE Guaicuí e UTE Rio Curimataí.

Os Subcomitês propõem ações para a gestão das águas em sua área de atuação, acompanham a elaboração e implementação do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, articulam e realizam a mediação de conflitos nas sub-bacias, desenvolvem ações de educação ambiental, articulam a viabilização de projetos relacionados com as águas, tais como, saneamento, recuperação e proteção ambiental.  Os Subcomitês são compostos pelos seguintes seguimentos: sociedade civil organizada; usuários de água (empresas, concessionárias municipais de saneamento básico, produtores rurais que fazem uso da água por meio de captação de água superficial ou subterrânea) e poder público.

Como funciona a eleição?

Os interessados em concorrer à mesa diretora, enviaram uma carta de indicação com os seus dados e os da instituição que pretende representar. No dia da votação, ocorrerá a eleição dos titulares, suplentes e coordenadoras do Subcomitê por segmento (usuários de água, poder público e sociedade civil).

Fonte: Comunicação CBH rio das Velhas