facebook soundcloud instagram

Estão abertas as inscrições para o processo eleitoral em 32 comitês de bacias hidrográficas (CBHs) de Minas Gerais, para o mandato 2017/2021.

Os editais de convocação foram publicados nesse sábado (18/03) e 31 comitês têm calendários eleitorais similares, com inscrições até o dia 03/06. O CBH dos Rios Piracicaba e Jaguari terá inscrições abertas até 02/05. As instituições interessadas devem se inscrever nos locais indicados nos editais de cada CBH, mediante o preenchimento de ficha de cadastramento e envio da documentação solicitada. Os editais e a ficha de cadastramento estão disponíveis aqui

Podem participar do processo eleitoral instituições do poder público estadual, do poder público municipal (Prefeituras e Associações e Consórcios Intermunicipais), usuários de recursos hídricos (abastecimento urbano, indústria, captação e diluição de efluentes industriais, irrigação e uso agropecuário, hidroeletricidade, hidroviário, pesca, turismo, lazer e outros usos não consuntivos) e sociedade civil organizada, cuja atuação seja relacionada aos recursos hídricos na bacia hidrográfica de interesse.

processo eleitoral

 

Processo Eleitoral Global

O processo eleitoral 2017 acontecerá em 35 comitês de bacias, dentre os 36 instituídos no Estado. Apenas três CBHs – Alto São Francisco, Rio Pará e Entorno do Reservatório de Furnas – terão seus editais publicados posteriormente, porque estão estruturando suas comissões eleitorais.

O CBH Verde Grande, composto também por municípios do estado da Bahia, não participa do processo global e segue o calendário da Agência Nacional de Águas (ANA). A última eleição realizada nesse comitê foi em 2016, com mandato até 2019.

Clique aqui para verificar de qual ou de quais comitês o seu município faz parte.