Semana das Águas 2014 discute o papel da ciência na gestão dos recursos hídricos

Notícia

Criado: Seg, 17 mar 2014 11:49 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:34


Conhecer e integrar o conhecimento científico e as soluções tecnológicas e inovadoras no processo da gestão de recursos hídricos do Estado. É esse o objetivo principal da Semana das Águas 2014, evento que irá, por meio de seminários, mini-cursos, palestras debater como a ciência e a inovação podem promover um salto de qualidade na gestão das águas. Palestra de abertura será feita pelo jornalista Sérgio Abranches. 

“Investir em ciência é essencial, pois sem inovação e pesquisa não há politica ambiental consistente”. Com essa premissa, a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho Melo, convida a sociedade mineira para três dias de debates, capacitações, mostras e outras atividades para promover o conhecimento e a discussão sobre um dos recursos mais estratégicos do planeta: a água. 

A Semana das Águas 2014 tem como tema “Ciência e Inovação na Gestão das Águas” e é promovida em parceria pelo Igam, o Hidroex, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O evento ocorre de 25 a 27 de março na UFMG (dias 25 e 26) e na sede da Fiemg (27). 

“Queremos construir uma agenda para os próximos anos visando à implementação de uma gestão mais eficiente no âmbito das bacias hidrográficas”, explica Marília. “Para tanto, precisamos avançar na gestão das águas a partir de uma base sólida de Ciência, Tecnologia e Inovação”, complementa. Para atingir esse objetivo a Semana irá reunir especialistas e personalidades ligadas à área para expor a sociedade quais as estratégias e modelos a serem seguidos para alcançar esse fim. 

Abertura e palestra de inspiração 

A abertura do evento ocorre no dia 25/03 às 09h, no auditório da reitoria da UFMG.  A  palestra de abertura será feita pelo jornalista Sérgio Abranches. O objetivo é mostrar e debater como governo sociedade precisam optar por soluções inteligentes e sustentáveis para o uso racional dos recursos hídricos. 

Mostra Científica de Recursos Hídricos 

No mesmo dia, no saguão da Reitoria, a partir das 9h, será aberta a “1ª Mostra Científica de Recursos Hídricos de Minas Gerais - Água e Energia”, realizada pela Companhia de Energia de Minas Gerais (Cemig) a mostra irá expor trabalhos de pesquisadores ligados a área dos recursos hídricos. O objetivo é apresentar técnicas já em uso e em elaboração para a eficiência na gestão das águas. A mostra também ocorre no dia 26/03 de 9h às 17h no mesmo local. 

Mini-cursos oferecem capacitação em temas relevantes 

Outra vertente da Semana das Águas 2014 é capacitação. Nos dias 25 e 26 serão oferecidos cursos de alto nível para profissionais, estudantes, pesquisadores e público interessado. Serão seis mini-cursos oferecidos por técnicos reconhecidos em suas respectivas áreas. 

A Organização internacional The Nature Conservancy (TNC) irá ministrar cursos sobre “Pegada Hídrica”. A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) irá ministrar o curso “A Água na cidade do futuro: desafios e perspectivas”. O Hidroex oferecerá os cursos “Panorama da Conservação de Comunidades Aquáticas em Minas Gerais” e “Conflitos em Bacias Hidrográficas: uma questão de perspectiva”. A Agência Nacional de Águas (ANA) ministrará o curso Pagamento por Serviços Ambientais e o gerente do do Centro Internacional de Hidroinformática da Unesco ministrará o curso “Gestão Territorial Aplicada à Água e Energia”. 

Debate sobre Água e Energia marca segundo dia

No dia 26 o Ciclo de Debates Ciência, Tecnologia e Inovação em Recursos Hídricos abre a programação. Coordenado pelo Hidroex, o encontro irá reunir profissionais renomados da área para debater uma questão de grande relevância estratégia para o Brasil e para o Estado de Minas: a relação água e energia. Nesse evento, que ocorre no auditório da reitoria de 9h às 12h30, serão abordados, sob a perspectiva hídrica, o setor sucroalcooleiro, energia renováveis, hidroeletricidade e cases de sucesso na gestão da água, apresentados pela ONG WWF e pela Fundação Grupo Boticário.  

Eventos Hidrometeorológicos Críticos 

Na parte da tarde do dia 26, às 14h, na Cidade Administrativa, será inaugurada a Sala de Situação de Eventos Hidrometeorológicos Críticos de Minas Gerais. Viabilizada em uma parceria do Igam e da Agência NA, o espeço reunirá especialistas das áreas de defesa civil, meteorologia e gestão para acompanhar e emitir, em tempo real, informações completas sobre eventos críticos em Minas incluindo orientações práticas para as áreas e populações atingidas. A sala irá também, após as ocorrências, elaborar relatórios e estudos pormenorizados sobre os acontecimentos de forma a melhorar as ferramentas de prevenção. 

Debate sobre Segurança Hídrica mobiliza setor produtivo 

A Federação das Indústrias do Estado de Minas gerais, reúne em sua sede, no dia 27, de 9h as 12h30, especialistas para discutir uma dos principais temas que afeta a indústria: a segurança hídrica. Os Especialistas irão expor a questão nos âmbitos nacional e estadual e os instrumentos normativos que regulamentam o setor.      

Reunião definirá agenda de trabalho 

A Reunião honorária dos Conselheiros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos acontece às 14h, na sede da Fiemg, e encerra a programação da Semana das Águas. Na reunião será elaborada a proposta de “Agenda Técnico-Científica para a Gestão de Recursos Hídricos em Minas Gerais”. O documento trará a visão do Conselho , responsável por estabelecer os princípios e as diretrizes da Política Estadual de Recursos Hídricos, de como a ciência pode contribuir para os principais desafios na gestão das águas em MG.  

“A Agenda também será importante para indicar focos de pesquisa para as universidades e centros de pesquisa desenvolveram, a fim de aproximar cada vez a ciência da política pública”, esclarece a diretora-geral do Igam. 

Diogo Franco
Ascom Sisema