Fotos: Neno Vianna
Representantes de Ouro Preto apresentam ações de fauna doméstica para Semad
O município de Ouro Preto recebeu, na última semana, 1.391 microchips para serem inseridos em cães e gatos da cidade. A ação faz parte do Programa “Conheça seu amigo”, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Esta é a segunda vez que Ouro Preto participa do programa.
Na primeira etapa, o município já havia realizado a microchipagem de 1.391 animais com castrações e registro das informações dos cães e gatos no Sistema de Identificação de Animais Domésticos do Estado de Minas Gerais, equivalente a 10% da população animais do município, conforme dados da vacinação antirrábica estadual. Ouro Preto possui Unidade Municipal de Esterilização de Animais Domésticos, onde são realizadas castrações gratuitas de cães e gatos da população carente e tutelados por organizações não governamentais e protetores individuais.
A cidade também conta com um Centro Transitório de Acolhimento de Animais, onde ficam abrigados temporariamente os animais de rua. No local, eles são castrados e microchipados, vacinados, vermifugados e recebem atendimento médico-veterinário. Após a total recuperação, os animais são disponibilizados para adoção ou devolvidos ao local de origem.
O superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Soares de Melo Franco, observa que que o município de Ouro Preto desenvolve com qualidade e compromisso as políticas públicas de proteção aos animais domésticos. “Temos buscado novas parcerias com as entidades de proteção animal e instituições de ensino, para aprimorar cada vez mais as ações voltadas ao bem-estar animal”, afirma.
Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, o Programa Estadual de Microchipagem desestimula o abandono de animais e auxilia na criação de outras políticas públicas, como o aperfeiçoamento das campanhas de vacinação, dimensionamento da população de animais de rua e combate aos maus-tratos e abandono.
Resultados
A microchipagem já mostrou resultados em Ouro Preto e Mariana. É o que conta Dhiordan Deon Lovestain, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Ouro Preto. “Em junho, fomos acionados pela Polícia de Mariana que localizou um animal vagando pelas ruas da cidade. O cachorro tinha um microchip e, através dele, foi possível identificar que o animal era de Ouro Preto e também localizar o tutor”, relata. O tutor, morador de um dos distritos da cidade, foi contatado e o animal devolvido.
O Programa
O programa “Conheça seu Amigo” consiste na entrega, pelo Estado, de microchips de identificação animal em número de 10% da população de cães e gatos do município credenciado, por meio de edital de seleção, acompanhado de leitor, para serem utilizados em animais de rua e da população de baixa renda, bem como nos animais sob a tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSC) e lares temporários.
Como contrapartida da doação, o município selecionado deverá realizar a castração dos animais e o preenchimento das informações de cães e gatos no Sistema de Identificação de Animais Domésticos.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema