Com o objetivo de viabilizar a revitalização da bacia do Rio das Velhas, de forma a assegurar a volta do peixe e o nadar na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o projeto prevê ações até 2015.
Desde 2007, o Governo de Minas vem realizando um esforço inédito na revitalização da bacia, com o maior investimento feito no Brasil. Até 2011, foi aplicado R$ 1,3 bilhão em obras e ações de saneamento, projetos de esgotamento sanitário, mobilização social e outras ações para proteção e execução da recuperação ambiental na bacia. Até 2015, serão investidos mais R$ 500 milhões.
Alguns desafios foram propostos para a Meta 2014, dentre eles, a elaboração de 42 projetos executivos para as localidades fora da área de concessão da Copasa; a implementação e ampliação da coleta e tratamento do esgoto sanitário, por meio das obras de caça esgoto, de redes coletoras, interceptores e estações de tratamento de esgoto; ações de proteção e execução da recuperação ambiental na bacia do Rio das Velhas como a manutenção de Áreas de Preservação; a capacitação e formação de multiplicadores em 32 municípios envolvidos, atingindo o percentual de 100% dos municípios alvo da Meta 2014 atendidos, dentre outras ações.
Para conhecer mais sobre o Projeto Estratégico Meta 2014 acesse o site: http://meta2014.meioambiente.mg.gov.br/