Gestão Participativa

Artigos

O termo “sociedade civil” indica as formas de ação social lideradas por grupos de pessoas que não provêm da esfera pública nem são determinados por ela. Diversas organizações, formais e informais, têm surgido para lutar a favor de questões sociais e ambientais. Os participantes destas organizações atuam como intermediários entre os cidadãos e a esfera pública.

Oliveira & Haddad (2001) afirmam que “sociedade civil organizada refere-se ao fenômeno de participação crescente dos cidadãos em assuntos antes exclusivos à esfera pública, na defesa da justiça social e na promoção de causas de interesse geral”.

A gestão participativa é um tipo de gestão que considera a participação de todos os colaboradores envolvidos no processo de decisão.

Na Semad, a Diretoria de Gestão Participativa e Articulação Institucional (DGPAI) tem, entre suas finalidades, a de promover a participação da sociedade civil na definição das políticas públicas de proteção ao meio ambiente e na aplicação de instrumentos delas decorrentes.

Para o Estado de Minas, no que diz respeito à participação da Sociedade Civil na determinação de políticas públicas, através da representação no Conselho Estadual de Politica Ambiental – COPAM e nas suas Câmaras Técnicas, a sociedade civil está organizada nas seguintes entidades:

Entidades Ambientalistas e Socioambientais
Entidades Civis de Categorias de Profissionais Liberais
Entidades de Ensino e Pesquisa