O anfitrião, secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães, destacou a união dos Estados para a preservação do Cerrado. “Tenho certeza de que com a integração entre os estados teremos condições de trabalhar de forma mais efetiva para a recuperação e proteção desse bioma tão importante”, avaliou.
Vicente Falcão Filho, secretário de Meio Ambiente do Mato Grosso também frisou a criação desse espaço de discussão. “Precisamos do Fórum para que possamos integrar as políticas e ações de forma coesa”, disse.
Durante o encontro os participantes trabalharam na elaboração da Carta do Cerrado, que será apresentada durante a Conferência Rio + 20, que acontecerá no Rio de Janeiro em junho deste ano.
Fórum – O Fórum de Secretários de Meio Ambiente do Bioma Cerrado é a maior ação conjunta dos estados integrantes das áreas de Cerrado para a preservação do bioma. O cerrado representa cerca de 5% da diversidade biológica do planeta e está presente em 24% do território nacional, abrangendo 14 estados brasileiros.
Os objetivos do Fórum são promover estratégias de desenvolvimento por meio de planos, projetos e ações voltadas para o incentivo e o fortalecimento de empreendimentos sustentáveis no bioma cerrado, zelar pela conservação da biodiversidade das regiões, incluindo a formação de corredores ecológicos e incentivo às pesquisas de valoração da biodiversidade, estimular a criação de fóruns regionais e municipais, promover acordos sobre ordenamento e gestão territorial e direcionar ações para mitigar impactos sociais, culturais e ambientais vinculados às atividades econômicas no bioma cerrado.
A próxima reunião do Fórum deve acontecer em São Paulo no mês de maio.
Crédito das fotos: Janice Drumond/Ascom Sisema
IV Encontro do Fórum dos Secretários Estaduais de Meio Ambiente do Bioma Cerrado aconteceu na Cidade Administrativa de Minas Gerais
Os participantes trabalhando na elaboração da Carta do Cerrado, que será apresentada durante a Conferência Rio + 20