Foto: Arquivo Sisema
Fabiana Santos, do Programa Ambientação, ensina técnicas de compostagem em uma oficina no 9º Festival do Japão em Minas
As ações de gestão e educação ambiental do Programa Ambientação foram representadas no 9º Festival do Japão em Minas, realizado em Belo Horizonte entre 28 de fevereiro e 1º de março. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e apresentou no evento um balcão onde foi divulgada a campanha ‘Lacre do Bem’, além de oficinas sobre compostagem doméstica.
Nos três dias do evento, o Balcão do Programa Ambientação divulgou a Campanha ‘Lacre do Bem’. A iniciativa promove o recolhimento de lacres de alumínio (retiradas de latas de refrigerantes, por exemplo) que, juntas, são trocadas por cadeiras-de-rodas. A Campanha é feita desde 2015 e, até o momento, já foram entregues 15 cadeiras-de-rodas para pessoas de baixa renda, selecionadas por assistentes sociais da associação ‘Lacre do Bem’.
Os profissionais do Ambientação também ofereceram oficinas sobre compostagem doméstica, que foram realizadas em parceria com a associação de ex-bolsistas da Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica). A Agência vem proporcionando capacitação de profissionais, estudantes e professores há 60 anos, por meio do intercâmbio de experiências entre os dois países.
O processo de compostagem (doméstica e de pátio) vem sendo incentivado pelo Programa Ambientação como forma de cumprimento da Lei 12.305/2010, por meio das suas duas linhas de ação. A primeira é a do consumo consciente e a segunda é a da gestão de resíduos, no âmbito das instituições que executam o Programa. Futuramente, a atividade será levada às escolas e empresas, onde passará a atuar.
A analista ambiental da Semad, Fabiana Santos, ministrou oito oficinas de compostagem doméstica com as outras ex-bolsistas da JICA, Camila Seixas e Lorenza Souza, que frequentaram o curso sobre ‘Gestão da Compostagem’ no Japão, em novembro de 2013. “Replicar o conhecimento adquirido é uma obrigação prazerosa para ela, que se sente muito grata à Jica e à Feam (Fundação Estadual de Meio Ambiente), por terem possibilitado sua capacitação, na ocasião”, explica.
O Festival do Japão em Minas é um evento anual e a edição de 2020 comemorou os 60 anos de cooperação internacional entre o Brasil e o Japão. O evento contou ainda com a exposição de vários produtos japoneses e mineiros, atividades e oficinas com o objetivo de divulgar a cultura e os negócios japoneses, tais como culinária, danças, jogos, o ritual da cerimônia do chá, etc., além da demonstração retrospectiva de projetos implementados no âmbito de cooperações nipo-brasileiras e/ou consequentes de capacitações de ex-bolsistas da JICA.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema