Estado viabiliza vacinação e atendimento médico-veterinário de cães e gatos por meio de parceria

Notícia

Criado: Seg, 19 fev 2024 21:51 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:34


Foto: Semad/Divulgação

ArcadeNoe dentro

A OSC Ministério Casa Arca de Noé, em Belo Horizonte, recebeu recursos para vacinar, atender e alimentar cães e gatos da população de baixa renda e tutelados

 

Equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, no último sábado (17), uma visita técnica ao Ministério Casa Arca de Noé, em Belo Horizonte, para acompanhar ações de cuidados com a fauna doméstica realizadas pela entidade. A Organização da Sociedade Civil (OSC) recebeu recursos para parceria com a Semad, provenientes de emenda parlamentar de R$100 mil, para viabilizar a vacinação de 650 cães e gatos e 500 atendimentos médico-veterinário de animais da população de baixa renda e tutelados por protetores independentes. A parceria inclui ainda alimentação para 50 animais abrigados pela instituição, durante o período de 1 ano.

 

A equipe da Semad acompanhou as ações do projeto de atendimento veterinário, vacinação e abrigo temporário para animais resgatados por protetores e comunidades carentes. “O objetivo é que, através do atendimento veterinário e a vacinação, possamos garantir o bem-estar para cada animal atendido pelo projeto e que seus responsáveis tenham toda orientação sobre os cuidados devidos com seu animal, sendo um início para campanhas futuras”, explica a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho da Silva. Essa é mais uma ação do Programa Estadual de Saúde Básica Animal, desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

A presidente da OSC, Paula de Castro Maia, fala da importância dessa visita técnica da Semad para que a equipe pudesse conhecer de perto o espaço e o trabalho realizado pela instituição, que já atua há 12 anos. “Conheceram a estrutura do abrigo, que oferece atendimento veterinário e vacinas a baixo custo, conhecendo nossas dificuldades e êxitos”, afirma. “Aqui colocamos o animal, inclusive os resgatados, com a saúde em dia para, posteriormente, encaminhá-lo para a adoção” completa.

 

Saúde Básica Animal

 

O Programa Estadual de Saúde Básica Animal consiste na realização, pelo Estado, através de prestadores de serviço, de atendimento médico-veterinário básico aos animais de rua tutelados por entidades de proteção animal e protetores individuais, cadastrados no Cadastro Estadual de Entidades de Proteção Animal e Protetores independentes, e animais da população de baixa renda.

 

A OSC

 

A OSC Ministério Arca de Noé foi fundada em 2012 com o propósito de resgatar, tratar, cuidar e direcionar os animais resgatados para adoção. Conta com consultório próprio, que proporciona procedimentos como castração, consultorias veterinárias, banho e tosa a baixo custo. Toda a renda é destinada aos tratamentos e manutenção dos animais abrigados pela instituição.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema