O veículo será usado para o desenvolvimento de trabalhos ligados à reciclagem e irá potencializar as ações desenvolvidas pelos catadores
Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova União (Unicicla) e a deputada estadual Ana Paula Siqueira possibilitou a doação de um veículo para a Unicicla. O automóvel será usado para o desenvolvimento de trabalhos ligados à reciclagem e irá potencializar as ações desenvolvidas pelos catadores.
Segundo o presidente da entidade, Anderson Viana, o veículo fortalecerá o trabalho e dará uma mobilidade inédita para a associação que nunca teve um carro. “O automóvel contribuirá nas ações de Educação Ambiental da associação nos municípios de Nova União e Bom Jesus do Amparo, e na mobilização social para a coleta seletiva. Trará autonomia no transporte de pessoas e de pequenas cargas, bem como será suporte para a realização das ações inerentes ao subcomitê de Bacia do Rio das Velhas”, afirma.
Atualmente, a Unicila conta com 14 associados, sendo eles 7 do município de Nova União e 7 em Bom Jesus do Amparo, cidade vizinha. O veículo zero quilômetro foi adquirido com recursos provenientes de emenda parlamentar da deputada Ana Paula Siqueira, no valor de R$ 71.259,00.
A superintendente de Saneamento Básico da Semad, Lília Aparecida de Castro, reforçou que o serviço prestado pelas associações de catadores de materiais recicláveis é fundamental para cumprimento da política estadual de resíduos sólidos, garantindo a melhoria ambiental das cidades mineiras.
Associação
A Unicicla é uma associação constituída por catadores de materiais recicláveis do município de Nova União, região central de Minas Gerais, e visa destinar os resíduos da coleta seletiva do município à indústria de reciclagem. O trabalho consiste na triagem, separação e comercialização dos resíduos recicláveis descartados pela população e empresas de Nova União, destinados à Usina de Triagem e compostagem de lixo localizada no município. A associação promove importante papel na defesa do meio ambiente e na inclusão social por meio da gestão de resíduos e do trabalho dos catadores.
A associação também integra a Cooperativa Central Solidária de Catadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol/MG), que reúne cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis em prol de uma melhor condição de organização, qualidade no trabalho e justiça social.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema