Na programação do seminário serão apresentadas as ações que vêm sendo realizadas na bacia, a fim de cumprir as propostas previstas no projeto e as pesquisas de biomonitoramento, feitas pelo Núcleo Transdisciplinar e Transinstitucional pela Revitalização da Bacia do Rio das Velhas (NuVelhas). Após as palestras, será aberto espaço para perguntas e debate. Os interessados em participar devem se inscrever, gratuitamente, no site Semad
Segundo a coordenadora da Comissão de Integração e Acompanhamento da Meta 2010, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Myriam Mousinho, este será o primeiro evento de divulgação do trabalho. "A previsão é que sejam realizados outros eventos para aprofundar os conhecimentos sobre a meta e trocar experiências, inclusive seminários temáticos para cada atividade e outros projetos de revitalização, tanto nacionais quanto internacionais", afirma.
Meta 2010
A proposta é conseguir reenquadrar o trecho do rio das Velhas que passa pela Região Metropolitana de Belo Horizonte, da classe III para a classe II. Essa classificação é a de águas destinadas ao abastecimento doméstico, após tratamento convencional, a atividades de lazer (natação, esqui aquático e mergulho), à irrigação de hortaliças e plantas frutíferas; e à criação de peixes (aqüicultura).
Para a melhoria da qualidade da água, é necessário reduzir substancialmente o volume de esgoto lançado no rio das Velhas. Um dos instrumentos é a implantação e o funcionamento de Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs). Os efluentes lançados clandestinamente nos cursos d'água também são alvo das ações para se alcançar a meta. Com projetos como esses e a melhoria da água no trecho, toda a bacia será beneficiada.
25/09/2007
Fonte: Ascom/Sisema