O significado cultural da água e sua relação entre comunidades, territórios e rios serão discutidos de forma pioneira no Brasil no workshop ‘Água, Diversidade Cultural e Território’. O evento será realizado em Governador Valadares, nos dias 17 e 18 de fevereiro, pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale), com o apoio do Governo de Minas e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. A participação é gratuita e os interessados já podem fazer as inscrições no site www.univale.br.
O workshop foi estruturado tendo como referência o programa da Unesco ‘Água e Diversidade Cultural’, lançado na Austrália em 2007, durante o 10º Seminário Internacional sobre os Rios. O principal objetivo deste programa internacional é valorizar e incorporar o conhecimento e a cultura das comunidades locais sobre o uso sustentável e significado cultural das águas em projetos governamentais e da iniciativa privada.
Participam do evento a professora da Universidade do Norte do Texas (EUA) e gestora do programa da Unesco, Irene Klaver, e especialistas das áreas de recursos hídricos, história, antropologia, arqueologia, literatura, economia, arquitetura, ciências biológicas e direito, além de lideranças regionais envolvidas com a temática.
“A água está diretamente relacionada com diversidade cultural, no presente e na história: rituais, sistemas de produção, expressões artísticas, biodiversidade, modos de viver e organizar a vida social. Não é uma relação simples”, esclarece o organizador do workshop e coordenador do Núcleo de Estudos de História e do Território da Univale, Haruf Salmen.
O membro do programa da Unesco ‘Água e Diversidade Cultural’, Cláudio Guerra, ressalta que o workshop é uma primeira iniciativa com vista a concretizar o projeto “Cultura do Rio Doce”, um desdobramento do programa na região. “Por sua privilegiada localização às margens do Doce, a Univale poderá ser base estratégica para os primeiros passos de implantação do Projeto ‘Cultura do Rio Doce’ que será impulsionado pela parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais”, opina.
Belo HorizonteDando continuidade ao projeto, será realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, no dia 19 de fevereiro, a palestra "O Programa Água e Diversidade Cultural da UNESCO". A palestra será ministrada pela professora Irene Klaver, de 14h às 17h, no Auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), Campus Pampulha. A participação é gratuita e aberta ao público.
Mais informações pelo e-mail fabianetorres@oi.com.br ou pelo telefone (31) 3285.2239 – (31) 9926.6109
Workshop discute o tema água e diversidade cultural - Igam
Workshop discute o tema água e diversidade cultural
Notícia
Criado: Sex, 13 fev 2009 18:00 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:39