A abertura do encontro será no dia 11, às 18h, após a 19 ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). A partir do dia 12 serão promovidas palestras, oficinas, sessão de filme, visita de campo e será realizado atendimento para orientação e regularização ambiental, como licenciamento ambiental, outorga ou cadastro de uso insignificante da água, autorização para exploração florestal (APEF), cadastro de motosserra e trator, carteira de pesca e queima controlada.
As atividades acontecerão no Clube Florae (Rua 8, S/N Bairro Florestal, Itamarandiba) e atenderão também os municípios de Carbonita, Aricandiva, Capelinha, Angelândia, Veredinha, Turmalina, Minas Novas e Leme do Prado. A Caravana Ambiental é uma promoção do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) do Jequitinhonha.
O programa pretende atender até dezembro deste ano os 56 municípios da região. “Com esta iniciativa, vamos levar à comunidade alguns dos serviços prestados pelo Sisema, buscando uma maior aproximação e diálogo com a sociedade local que, nesta região, ainda é pouco assistida tecnicamente”, explica a superintendente da Supram Jequitinhonha, Eliana Machado.
Regionalização
A Supram é uma unidade regional do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) que tem o objetivo de planejar e desenvolver, em sua área de abrangência, atividades relativas à política estadual de proteção de meio ambiente e de gerenciamento de recursos hídricos. O Sisema é composto pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).