Servidores do Igam participam de oficina sobre posturas na governança ambiental

Notícia

Criado: Seg, 17 mai 2021 17:18 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:39


 Reprodução da internet/MIcrosoft Teams

oficina Igam Dentro2

Cerca de 220 servidores do Igam foram capacitados em Oficina de Posturas e Comportamentos na Governança Ambiental

 

Equipes do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) foram capacitadas neste mês de maio sobre Posturas e Comportamentos na Governança Ambiental, trabalho realizado com foco no código de posturas do servidor. A capacitação, conduzida pela equipe da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) teve o objetivo de orientar os servidores para o aprimoramento contínuo dos serviços prestados pela autarquia do Governo de Minas. A oficina foi virtual, realizada entre 6 e 14 de maio, em três turmas escalonadas, para cerca de 220 servidores do Igam.

 

O curso busca a melhoria das relações institucionais junto à sociedade, internamente no Sisema e bem como na esfera com demais Secretarias de Estado. Durante os encontros, foram compartilhadas informações sobre questões fundamentais da educação ambiental, pertinentes à forma de se relacionar com os atores envolvidos nas diversas ações desenvolvidas pelo Igam.

 

Responsável pela capacitação e um dos idealizadores da oficina, o analista ambiental da Semad, Ricardo Cottini, explicou foram abordados temas relevantes, peculiares e recorrentes na prática das ações institucionais, sempre baseados em princípios éticos e disciplinares, além de conceitos e definições. Também foi reforçado o papel do servidor da área ambiental como um agente transformador e espelho para a sociedade em questões relacionadas à sustentabilidade, segundo ele.

 

Para o diretor do Igam, Marcelo da Fonseca, o curso foi uma grande oportunidade para troca de experiências. “As oficinas permitiram uma reflexão coletiva sobre nossa postura como servidor público, garantindo assim um aprimoramento contínuo dos serviços prestados pelo Igam”, disse. O superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco, também destacou a importância da iniciativa. “É uma forma importante de valorizar o servidor. Investir na capacitação é sempre importante”, afirma.

 

ATENDIMENTO EM MEIO À PANDEMIA

 

De olho no atual momento vivido pelo serviço público, de trabalho remoto em razão da pandemia de Covid-19, Cottini apresentou aos servidores do Igam sugestões de condutas e formas de comportamento adequadas tanto para o ambiente presencial quanto virtual.

 

Outras questões importantes, que também fizeram parte do conteúdo, foram o fornecimento dos serviços ambientais em tempos de pandemia, as formas de adaptação de metodologias no processo de educação ambiental, além dos desafios diante da Pandemia da Covid-19.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema