Foto: Igam Divulgação
Informativo cientifico é publicado semestralmente pelo Igam
Termina em 30 de novembro o prazo para submissão de artigos, notas-técnicas científicas e resenhas críticas de livros publicados para serem incluídos na segunda edição da Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH). O fechamento e publicação do informativo científico ocorre em dezembro deste ano e poderá ser consultado neste link.
A Revista Mineira de Recursos Hídricos é uma iniciativa do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), publicada semestralmente. O objetivo é conhecer e disseminar pesquisas científicas novas e relevantes na área de planejamento e gestão de recursos hídricos. Para a edição que será disponibilizada em dezembro, os trabalhos enviados devem apresentar discussões sobre gestão de recursos hídricos e temas relacionados.
Os trabalhos encaminhados devem apresentar discussões sobre recursos hídricos e temas relacionados, abrangendo subáreas como o planejamento integrado em recursos hídricos, instrumentos de gestão, tecnologia e problemas sanitários de irrigação, águas subterrâneas e poços profundos, hidrometeorologia, análises qualitativas e quantitativas, instrumentos econômicos, sistemas de informação, questões sociais relacionadas, regulação do uso, controle de enchentes e de barragens, sedimentologia, gestão pública, usos e reuso da água, aproveitamento hidrelétrico, direito e normas relativas aos recursos hídricos.
“A Revista Mineira de Recursos Hídricos também busca contribuir para o aprimoramento contínuo da execução da Política Estadual de Recursos Hídricos, com bases técnico-científicas, academicamente consolidadas”, destaca a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, que é a editora-chefe da revista desde a sua criação.
NORMAS
As contribuições submetidas à RMRH devem obedecer às orientações que foram elaboradas conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As orientações para elaboração e envio dos arquivos podem ser consultadas acessando este link.
Todos os trabalhos científicos encaminhados serão submetidos à arbitragem por pares cegos - double blind review, realizada por, pelo menos, dois pareceristas externos. Havendo divergência de opiniões, será solicitado um terceiro parecer.
Simon Nascimento
Ascom/Sisema