Plano Estadual de Recursos Hídricos tem novo plano de trabalho

Notícia

Criado: Sex, 07 ago 2009 16:35 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:39


Um realinhamento da metodologia e das atividades propostas para a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) levou a alterações no cronograma e na equipe contratada para a execução dos trabalhos. “Esta nova proposta de desenvolvimento do PERH permitiu maior entrosamento e proximidade entre as equipes que trabalham com o Plano”, explica a gerente de Planejamento de Recursos Hídricos do Igam, Célia Fróes.

Francisco Lobato, novo coordenador do PERH, avalia que para assegurar o caráter estratégico do Plano Estadual é fundamental a compreensão da sua relação com o Plano Nacional, com as orientações do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), com o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) e com os planos diretores de bacia hidrográfica. “É muito positivo que a metodologia proposta evidencie o alinhamento do Plano Estadual com o ZEE e com o PMDI”, coloca Célia Fróes.

Na determinação das estratégias do PERH, o novo coordenador destaca o desafio da sustentabilidade ambiental e a importância de uma inserção competitiva de Minas Gerais no mercado produtivo. Francisco Lobato explica que “a gestão dos recursos hídricos deve garantir o desenvolvimento mineiro, sem comprometer os outros estados drenados pelas águas de nascentes mineiras”. Para tanto, são fundamentais intervenções estruturais que contemplem os interesses de Minas Gerais, o fortalecimento das instâncias e atores locais e a organização de linhas de crédito que complementem as fontes locais de investimento.

Para garantir o caráter participativo do Plano, o Igam realizará oficinas com os públicos considerados estratégicos para a gestão de recursos hídricos. Nestes eventos, que reunirão especialistas na área ambiental e representantes da sociedade civil, os relatórios que integram o PERH serão apresentados e discutidos com os participantes. No total, estão previstas cinco oficinas. 

PERH-MG - O Plano Estadual visa assegurar os usos múltiplos da água e a conservação, proteção e recuperação das bacias hidrográficas. Irá também subsidiar a tomada de decisões dos membros do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos e identificar fontes de financiamento para a implementação de projetos prioritários.


Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.