Questões ambientais do Sul de Minas, instrumentos de gestão de recursos hídricos e formas de mobilizar e incentivar a participação da sociedade foram os temas discutidos em mais uma consulta pública do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), realizada no último dia 25, em Varginha. A reunião integra o primeiro ciclo encontros com a sociedade previstos pelo Plano, que está sendo elaborado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
Cerca de 70 pessoas participaram da consulta pública, que contou com a presença de representantes da indústria, empresas de saneamento, agricultores, organizações não governamentais, além do Poder Público e dos membros dos Comitês de Bacia Hidrográfica da região. "Tivemos aqui um público significativo, numérica e qualitativamente, com boa representação de diversos segmentos da sociedade", observou Robson Santos, analista ambiental do Igam.
"Com grande quantidade de rios e cursos d'água, o Sul do Estado é uma região tipicamente produtora de água", explicou o secretário executivo do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Verde, Valentin Calenzani. No entanto, o desmatamento, a destruição das nascentes e o manejo não sustentável dos recursos naturais vêm enfraquecendo o potencial natural das bacias da região. "A preocupação com qualidade da água sempre foi prioridade, mas nos últimos anos quantidade também passou a ser uma questão relevante", afirmou Calenzani.
PERH - O Plano Estadual de Recursos Hídricos irá indicar os programas e ações necessários para assegurar a proteção, conservação e recuperação dos recursos hídricos no Estado, além de identificar fontes de financiamento para a implementação de projetos prioritários. A previsão é que a etapa de elaboração do Plano seja concluída em dezembro de 2009.
Ale do Sul de Minas, já foram realizadas reuniões públicas nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto São Francisco e Noroeste. Até dezembro serão ainda promovidas outras cinco consultas (regiões Zona da Mata, Norte, Alto Jequitinhonha, Leste e Central).
Região - O Sul de Minas abriga 178 municípios, entre eles Poços de Caldas, Varginha, Pouso Alegre, Lavras, Alfenas e São João Del Rey. Com clima úmido ou semi-úmido, os principais cursos de água são os rios Grande, das Mortes, dos Peixes, Jacaré e Cervo.
Na região está o Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba-Jaguari e os Comitês do Rio Grande em Minas Gerais (CBH do Alto rio Grande, Comissão Pró-Comitê dos rios das Mortes e Jacaré, CBH do entorno do reservatório de Furnas, CBH do rio Verde, CBH do rio Sapucaí, CBH dos Afluentes mineiros dos rios Mogi-Guaçu e Pardo, CBH Afluentes mineiros do Médio rio Grande).
Ascom / Sisema