Gestão das águas é tema de consulta pública na Zona da Mata

Notícia

Criado: Seg, 01 dez 2008 10:50 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:39


Aconteceu em Ubá, na última quinta-feira (27), mais uma consulta pública do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). A reunião discutiu com representantes dos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH), sindicatos rurais, instituições não governamentais e empresas como Cemig e Copasa, os principais problemas ambientais da Zona da Mata.

Manejo do solo, desmatamento e esgoto (doméstico e industrial), além dos instrumentos de gestão de recursos hídricos foram temas discutidos na consulta. Os participantes do encontro ressaltaram a importância de se planejar ações que incentivem a população a colaborar com o processo de gestão das águas. "Precisamos mobilizar e articular nossas ações, porque só assim conseguimos realizar nossos projetos", argumentou Georgina Faria, primeira secretária do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Pomba e Muriaé (COMPE).

Durante o encontro foram apresentadas propostas para melhorar a qualidade das águas na Zona da Mata. Para o presidente em exercício do CBH dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraíbuna, Paulo Valverde, o fundamental neste momento é pensar ações estratégicas que mostrem como resolver os problemas ambientais na região. "Temos que mudar o foco da comunicação, enfatizar a relação da água com a economia e o desenvolvimento sustentável", afirmou. 

PERH - O Plano Estadual de Recursos Hídricos irá indicar os programas e ações necessários para assegurar a proteção, conservação e recuperação dos recursos hídricos no Estado, além de identificar fontes de financiamento para a implementação de projetos prioritários. A previsão é que a etapa de elaboração do Plano seja concluída em dezembro de 2009.

A reunião de Ubá realizada na semana passada integra o primeiro ciclo de consultas públicas do Plano. Já foram realizadas reuniões públicas nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto São Francisco, Noroeste e Zona da Mata. Até dezembro serão promovidos encontros nas regiões Norte, Alto Jequitinhonha e Leste, além de um encerramento em Belo Horizonte, no dia 10 de dezembro.

A REGIÃO - A Zona da Mata tem uma população estimada de 2.145.945 habitantes, divididos em 142 municípios, como Juiz de Fora, Muriaé, Ubá, Viçosa e Manhuaçu. Na economia, destaca-se a atividade industrial, a criação de gado leiteiro e plantações de cana-de-açúcar, café, milho e feijão.

Na região estão os Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Rio Piranga e CBH do Rio Manhuaçu) e do Rio Paraíba do Sul (CBH Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna e CBH do Rio Pomba e Muriaé). Os principais problemas dessas bacias são a poluição, a redução da recarga do lençol freático, os problemas de drenagem das estradas rurais e o uso inadequado dos recursos naturais.

Ascom/Sisema