Encontro de alinhamento estratégico reúne servidores do Igam de todas as regiões do Estado

Notícia

Criado: Qua, 16 nov 2022 15:18 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:39


 Foto: Edwaldo Cabidelli/Ascom Sisema

Aniversário25anosIgam4 Dentro

Ex-dirigentes do Instituto e servidores que atuaram no órgão desde sua fundação, em 1997, e também no antigo DAE, entidade que deu origem ao Igam foram homenageados durante o evento

 

Com o objetivo de avaliar a trajetória e debater coletivamente o futuro do órgão, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) promoveu, entre os dias 9 e 10/11, uma reunião geral de alinhamento estratégico institucional. O evento, realizado em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), integra o calendário comemorativo pelos 25 anos do Instituto e contou com a participação de cerca de 150 servidores que atuam tanto na capital quanto no interior de Minas.

 

Durante o primeiro dia de evento, o público presente participou de uma dinâmica promovida pela Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SGDP) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A atividade teve como tema “Imunidade à mudança” e buscou desenvolver diagnósticos individuais entre os participantes para o reconhecimento de habilidades pessoais e pontos específicos de melhoria profissional.

 

“Buscamos trabalhar o autoconhecimento e a capacidade de autogestão dos servidores. A partir de uma metodologia que trabalha com mapas e diagramas pessoais, o participante é capaz de identificar as ações necessárias ao alcance de seus objetivos prioritários”, explica a diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Semad, Flávia Mendes, responsável pela condução da dinâmica.

 

No segundo dia, além dos diálogos abertos, onde foram discutidos os principais desafios do Igam para a promoção de uma gestão hídrica efetiva no Estado, foram também prestadas homenagens a ex-dirigentes do Instituto e servidores que atuaram no órgão desde sua fundação, em 1997, e também no antigo Departamento de Água e Energia Elétrica (DAE) de Minas Gerais, entidade que deu origem ao Igam.  

 

HISTÓRIA VIVA

 

“É muito bom ver o Igam valorizar o seu passado e buscar na sua história formas de construir seu futuro, sempre ouvindo os servidores de forma igualitária, independentemente de seu cargo ou ocupação. O Igam é minha vida. Aqui fiz amigos, amadureci como pessoa e construí, praticamente, toda minha trajetória profissional”, afirmou o coordenador de Hidrometria do Igam, Raimundo Fernandes, que esteve presente na inauguração do Instituto. Junto com Fernandes, outros 20 servidores receberam placas de agradecimento pelos serviços prestados ao Igam ao longo de seus 25 anos.

 

Diretor-Geral do Igam entre 2003 e 2007, Paulo de Carvalho, compareceu ao evento e destacou a importância no Igam na construção de uma gestão das águas plural e participativa no Brasil. “O papel do Igam sempre foi muito importante na formação e consolidação de uma política efetiva de recursos hídricos no país. Participamos ativamente da criação de comitês muito importantes, como o da Bacia do São Francisco, que passa por seis estados, além do Distrito Federal, e exigiu de nós uma enorme capacidade de articulação”.

 

CULTURA ORGANIZACIONAL

 

De acordo com o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, os dois dias de evento e congregação entre os servidores foram extremamente proveitosos para o fortalecimento da cultura organizacional do Igam. “O Igam vem, ao longo desses 25 anos, pavimentando uma trajetória baseada no diálogo e na pluralidade de ideias. Ouvir os servidores é uma forma de ampliar o entendimento com relação ao nosso papel na sociedade mineira e o que precisamos fazer para garantir o alcance de nossa missão como órgão ambiental, que é garantir a segurança hídrica do Estado”, salientou.

 

SEMANA DA ÁGUA

 

Ainda durante o evento, foram anunciados os três temas mais votados, e seus respectivos autores, no concurso para eleição do tema da Semana da Água 2023. Todos os servidores e colaboradores do Igam puderam enviar sugestões de temas para a próxima edição do evento.

 

A Semana da Água acontece anualmente em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, e tem como objetivo compartilhar experiências e conhecimentos sobre a gestão dos recursos hídricos a partir de diferentes olhares, além de propiciar o diálogo entre especialistas e a sociedade.

 

Confira os três temas mais votados:

 

Tema: “Preservação e gestão das águas subterrâneas”
Autor: Eric de Assis Marcelino, da Gerência do Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos

 

Tema: “Sou água, sou vida!”
Autora: Ana Karla dos Santos, da Gerência de Apoio às Agências de Bacias Hidrográficas e Entidades Equiparadas

 

Tema: “Regulação da água subterrânea e sua importância no contexto das crises hídricas”
Autora: Luisa Costa Martins Vieira, da Gerência de Monitoramento Hidrometeorológico e Eventos Críticos

 

Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema