Edição Especial do Sisema ComCiência aborda a ciência por trás do Plano Mineiro de Segurança Hídrica

Notícia

Criado: Sex, 07 jun 2024 19:58 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:39


Foto: Sisema/Divulgação 

SISEMA COM CIENCIA SEMANA MA 1 dentro

O Plano Mineiro de Segurança Hídrica é um planejamento com vistas à segurança hídrica

 

A ciência por trás do Plano Mineiro de Segurança Hídrica foi o tema central da 32ª edição do Sisema ComCiência, que integrou a programação da Semana do Meio Ambiente 2024. O programa foi transmitido pelo canal do YouTube Meio Ambiente, nessa quinta-feira (6/6), com a apresentação e mediação do analista ambiental, Alexandre Magrineli.

 

O coordenador geral do Consórcio Profill-Engecorps, Carlos Bortoli, apresentou o tema do debate e disse que uma boa definição para o termo segurança hídrica é a disponibilidade de água em quantidade e qualidade suficientes para o atendimento às necessidades humanas, à prática das atividades econômicas, à conservação dos ecossistemas aquáticos, acompanhada de um nível aceitável de risco relacionado a secas e cheias. Ele pontuou ainda que devem ser consideradas essas quatro dimensões como balizadoras do planejamento da oferta do uso da água em um país.

 

“O Plano Mineiro de Segurança Hídrica é um planejamento com vistas à segurança hídrica, é um programa de intervenção estratégica e tem por objetivo de fundo a revitalização das bacias hidrográficas, o equilíbrio dos ecossistemas: restauração e conservação e o atendimento às atividades econômicas, abastecimento, entre outros”, disse.

 

Carlos Bortoli também ressaltou que esse programa está inserido em uma iniciativa ainda maior, o “Somos Todos Água”. Trata-se de um programa estratégico de segurança hídrica e revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais, voltado para três eixos: restauração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos relacionados à água, produção racional dos recursos hídricos, saneamento, controle da poluição e obras hídricas.

 

Foram apresentadas durante o debate as áreas de abrangência dos estudos, as etapas de elaboração, a estrutura de apresentação dos resultados, os processos para estudos e levantamento, o processo de levantamento de áreas prioritárias, entre outros.

 

O coordenador executivo do Consórcio Profill-Engecorps, Leonardo Mitre, detalhou sobre os três eixos de estudo: restauração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos relacionados à água; produção racional dos recursos hídricos; saneamento, controle da poluição e obras hídricas.

 

Leonardo explicou sobre a disponibilidade hídrica superficial e as demandas hídricas superficiais. “As estimativas de demandas hídricas superficiais são realizadas a partir de diversos métodos: mapeamento de áreas irrigadas, uso da água por habitante, registro de outorga de uso da água, todos são compilados para que se possa ter o panorama de demandas”, disse.

 

Para assistir à apresentação na totalidade, clique aqui.

 

Sisema ComCiência

 

O Sisema ComCiência é um projeto do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e teve início em novembro de 2020. A iniciativa, realizada mensalmente, visa a divulgação de trabalhos científicos de relevância para o meio ambiente no estado, com convidados escolhidos para apresentar resultados de pesquisas científicas e acadêmicas importantes para a área ambiental de Minas.

 

O programa é apresentado e mediado por Alexandre Magrineli dos Reis, analista ambiental da Assessoria de Programas, Projetos e Pesquisa em Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema