No primeiro dia de atividades aconteceu o “bate-papo – Olhares sobre a bacia dos rio Mogi/Guaçu e Pardo” e os participantes puderam discutir as questões da preservação da água no contexto de bacias hidrográficas, a cidadania para a gestão das águas e a participação social em comitês de bacia. Os alunos tiveram também acesso ao mapa da bacia hidrográfica do rio das Antas, onde eles vivem, e a oportunidade de debater sobre as questões relativas aos recursos hídricos da região onde estão inseridos.
Na sexta-feira (20), alunos da Escola Municipal José Avelino Melo assistiram a vídeos e apresentações com temas ambientais e aprenderam um pouco sobre o conceito de bacia hidrográfica, bem como dicas para uma atuação efetiva na gestão das águas.
Diversas dinâmicas e atividades em grupo sensibilizaram os estudantes para a importância do cuidado com o recurso hídrico e como a sociedade pode participar ativamente na gestão das águas. “Cada um de nós é responsável por cuidar dos nossos rios. Nós estamos tentando fazer nossa parte”, disse o aluno e morador da Comunidade Rural Córrego D´Antas, Wellington, de 11 anos.
De acordo com a equipe organizadora, o desenvolvimento dessas atividades é muito importante, pois proporciona a troca de conhecimentos e experiências, tendo em vista que as crianças dessa região vivem em seu dia-a-dia a realidade do contato direto com rios, córregos e nascentes.