Foto: Pró-Metrópole
O evento teve por objetivo discutir questões inerentes específicas das regiões metropolitanas brasileiras, trazendo discussões, programas e iniciativas em nível nacional, regional e local
O diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca, participou nessa quinta-feira (27), em Curitiba, do I Fórum Nacional de Governança e Desenvolvimento Metropolitano. O evento reuniu gestores e representantes do poder legislativo para discutir temas sobre sustentabilidade, mobilidade e planejamento, desenvolvimento e turismo, inovação, governança, resiliência climática e segurança hídrica e alimentar.
Marcelo da Fonseca palestrou no painel Segurança Hídrica e Sustentabilidade e apresentou a experiência de Minas Gerais na elaboração do Plano Mineiro de Segurança Hídrica como forma de contribuir para o planejamento das regiões metropolitanas brasileiras.
Durante o Fórum, foram debatidos diversos temas em painéis relacionados ao desenvolvimento das Regiões Metropolitanas, apresentados por profissionais cujas experiências e funções exercidas enriqueceram o debate, difundindo conhecimento e boas práticas para os participantes.
O encontro, que se encerra nesta sexta-feira (28), é uma iniciativa da prefeitura de Curitiba, em parceria com a Associação de Municípios de Curitiba e Região Metropolitana, e Pró-Metrópole. O evento tem por objetivo discutir questões inerentes específicas das regiões metropolitanas brasileiras, trazendo discussões, programas e iniciativas em nível nacional, regional e local.
Plano Mineiro de Segurança Hídrica
Minas Gerais é o segundo estado do país a desenvolver um Plano de Segurança Hídrica, importante instrumento para avançar na gestão sustentável dos recursos hídricos. O Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH) é a fase de planejamento do Programa Somos Todos Água, na qual estão definidas as intervenções estratégicas para a promoção da garantia hídrica. O programa estabelece estratégias de segurança hídrica e revitalização de bacias hidrográficas de Minas Gerais e tem como objetivo ampliar a segurança hídrica no estado, a partir da promoção de ações integradas e permanentes.
O Igam concluiu a segunda etapa do PMSH, cujos relatórios, disponíveis para consulta no site oficial do programa, apresentam dados sobre sobre diversos aspectos relacionados à segurança hídrica do Estado, como estudos de oferta e demanda de água; avaliação da conservação da biodiversidade; análise da vulnerabilidade a eventos extremos; análise do saneamento básico, entre outros. As próximas etapas do plano incluem o mapeamento das áreas prioritárias e a elaboração de um banco de projetos.
Wilma Gomes
Ascom/Sisema
O evento tem por objetivo discutir questões inerentes específicas das regiões metropolitanas brasileiras, trazendo discussões, programas e iniciativas em nível nacional, regional e local”, disse o secretário.