O Instituto Estadual de Florestas – IEF, por meio de convênio com a prefeitura de Juiz de Fora e com o apoio da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata, CIEA ZM, trouxe para o município a capacitação em educação ambiental, projeto Espelho das Águas, curso ministrado pelo analista ambiental Ricardo Cotini. A capacitação foi no Parque da Lajinha, nos dias 15 e 16 de junho.
Foram dois dias de trabalho focados nas etapas “Conhecer e despertar para o caos” e “o caminhar e o ser”. Com objetivo de trabalhar o conhecimento relacionado à realidade local, o curso iniciou com uma palestra sobre a situação da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul, ministrada pelo analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – Igam, Eduardo Araújo e o presidente do comitê, Mateus Cremonese.
Ricardo Cotini, facilitador do curso, explicou que “esta capacitação ajuda na preparação de gestores municipais, ONGs, educadores e demais participantes para a educação ambiental trabalhada de forma transversal, buscando a mudança de comportamento, posturas e hábitos relacionados ao uso da água”.
Crédito: Arquivo CIEA
Ricardo Cotini ministrou o curso Espelho das Águas
Para a participante do curso, a estudante de biologia, Simone Gonçalves, “o curso mostra a importância de se ter uma visão regionalizada, conhecer os problemas locais e trabalhar com melhor direcionamento”.
A presidente da CIEA Juiz de Fora, analista ambiental do IEF e coordenadora de educação ambiental, Renata Meirelles, disse que “a questão dos recursos hídricos vai além da técnica e engloba diversos setores da sociedade, o que fica bem explicado no curso”.
Crédito: Arquivo CIEA
Curso reuniu gestores municipais, Ongs e educadores
Novas capacitações estão sendo programadas para este semestre. O curso pode ser solicitado por quaisquer instituições. Os interessados devem procurar a Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad por meio do e-mail nucleoea@meioambiente.mg.gov.br ou pelos telefones (31) 3915-1783/ 1790.
Renata Fernandes
Ascom/Sisema