Pesquisa Cientifica com Fauna Aquática - IEF
Pesquisa Cientifica com Fauna Aquática
Notícia
Os ambientes aquáticos, marinhos e continentais abrigam grande diversidade de seres, incluindo algas, bactérias, macrófitas, artrópodes (crustáceos e insetos) e vertebrados. Da fauna que habita os ambientes aquáticos, os peixes representam mais que a metade das espécies de vertebrados conhecidos no mundo. (Nelson, 1994).
A rede hidrográfica brasileira apresenta um grau de diversidade de grande riqueza e elevada complexidade. Trata-se de um conjunto de bacias e regiões hidrográficas com características de ecossistemas bastante diferenciados, o que propicia o desenvolvimento de múltiplas espécies vivas da flora e da fauna aquática. Esse conjunto de ecossistemas aquáticos comporta parte da rica biodiversidade brasileira.
O IEF reconhecendo a importância e fragilidade da Fauna Aquática definiu normas para a realização de pesquisas científicas buscando o conhecimento, monitoramento e proteção da biodiversidade aquática no Estado de Minas Gerais. Sendo assim, o pesquisador, professor ou aluno interessado em desenvolver projetos de pesquisas científicas, referentes à fauna aquática no Estado de Minas devem procurar à Gerência de Projetos e Pesquisas e seguir a regulamentação do IEF, disponível no primeiro link listado abaixo. Nela, estão indicados os procedimentos para solicitação de autorização de pesquisa, prazos de entrega de relatórios e demais orientações.
Em casos de grandes projetos, enviar os subprojetos (Teses, dissertações, entre outros) separadamente, juntamente com a respectiva documentação de cada.
Contato
Cidade Administrativa Tancredo Neves
Diretoria de Pesquisa e Proteção à Biodiversidade - Gerência de Projetos e Pesquisas
Edifício Minas - 1º andar - Mesas: 01-240 e 01-248
Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n - Bairro: Serra Verde.
Belo Horizonte - MG CEP: 31630-900
Tel: (31) 3915-1327 e (31) 3915-1325
E-mail: pesquisa.gprop@meioambiente.mg.gov.br