PE Mata do Limoeiro empossa 1° Conselho Consultivo

Notícia

Qua, 23 abr 2014


O Parque Estadual Mata do Limoeiro realizará na próxima quinta-feira (24/04), às 17h, a cerimônia de posse do 1° Conselho Consultivo. O evento será na sede administrativa da Unidade de Conservação (UC), localizada na cidade de Itabira e contará com a presença de representantes da sociedade e autoridades. Serão empossados vinte quatro conselheiros, sendo divididos igualmente em titulares e suplentes, para cumprir um mandato de dois anos.

De acordo com o Gerente do Parque Estadual do Limoeiro, Alex Luiz Amaral Oliveira, a formação do conselho é um avanço importante para o Parque. “Os conselheiros vão trabalhar em ações prioritárias para unidade e seu entorno”, ressaltou. “Outro fator é que os membros eleitos vão promover a integração entre o Limoeiro e a sociedade, compartilhando e dialogando sobre as demandas, já que a comunidade é fundamental no processo de gestão da unidade,” completou.

O Gerente informou, também, que a primeira reunião de trabalho dos conselheiros está prevista para o dia 28 de maio, na sede administrativa do Parque. Os integrantes do conselho irão trabalhar na elaboração do regimento interno, entender e apoiar a equipe na aplicação das principais metas estabelecidas no plano de manejo, além de elaborar grupos de trabalhos para apoiar as ações relacionadas à gestão, dentre outros.

O conselho consultivo é um fórum de discussão compartilhada das demandas sociais e ambientais. Os conselheiros, por meio da troca de experiências, buscam melhorias para a UC e para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

Foto: Alex Oliveira/IEF
limoeiro matria
Uma das cachoeiras que estão localizadas no interior da unidade

PE Mata do Limoeiro - está localizado na Serra do Espinhaço. Os biomas predominantes na região são Mata Atlântica e Cerrado. Espécies como o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu, que estão ameaçadas de extinção, já foram identificadas na área. Também podemos encontrar na unidade, espécies raras, como o rato do mato, típico do Cerrado, e o gambá-de-orelha-branca, presente em áreas de Mata Atlântica.  O Parque abriga diversas cachoeiras e outros atrativos turísticos, como a Lagoa do Limoeiro e o Mirante da Estrada do Campestre.

Leandro Félix
Ascom Sisema