Uma das atividades desenvolvidas na última semana, durante as comemorações da Semana Florestal, foi a inauguração de uma trilha temática no Parque Estadual Mata do Limoeiro. A “Trilha dos Sentidos” tem como objetivo proporcionar aos participantes uma experiência diferenciada e que leve a uma reflexão sobre a perfeição da natureza e do corpo humano, explorando os cinco sentidos.
Alex Amaral Oliveira, gerente da unidade de conservação, explica que a trilha é realizada com os olhos vendados. “Os visitantes percorrem cerca de 200 metros e têm a oportunidade de exercitar a visão, o tato, o olfato, o paladar e a audição, vencendo alguns desafios propostos”, disse.
Crédito: Acervo PE Mata do Limoeiro
Os participantes são vendados para participar da trilha temática
A intenção é que os visitantes vivam uma experiência diferenciada de contato com a natureza e possam refletir sobre a existência e importância de viver em um meio ambiente com pensamento de união. “Tenho a expectativa de que essa trilha abrirá oportunidades para uma maior visitação ao Parque e, consequentemente, isso refletirá no turismo local e divulgação da unidade de conservação”, afirmou Alex.
Crédito: Acervo PE Mata do Limoeiro
Durante a trilha são propostos desafios relacionados aos cinco sentidos
Na última semana três turmas de escolas da região e uma turma com integrantes da Associação Comunitária Ipoema Ativa fizeram o percurso proposto na trilha temática.
Os interessados em participar da trilha devem agendar com a gerência do Parque no telefone (31) 3799-9292 ou pelos e-mails parquemata.limoeiro@meioambiente.mg.gov.br; alex.oliveira@meioambiente.mg.gov.br
PE Mata do Limoeiro
Criado em 2011, a unidade de conservação está localizada no Distrito de Ipoema, em Itabira. Com 2.056 hectares, o Parque abriga fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado, além de algumas espécies ameaçadas de extinção como o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu.
Em se tratando da fauna, já foram observadas espécies raras como o rato do mato, típico do Cerrado, e o gambá-de-orelha-branca, presente somente em áreas de Mata Atlântica. A Unidade de Conservação possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abriga, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.
Milene Duque
Ascom/Sisema