O diretor-geral do IEF, Bertholdino Teixeira Júnior, afirma que a sede é essencial para permitir o trabalho de proteção da unidade de conservação. “Ainda serão realizadas melhorias no edifício, como a construção de um auditório e a transformação das salas de aula em alojamentos”, afirma.
O local será utilizado para a realização de treinamentos e cursos ligados à gestão de áreas protegidas e à proteção da biodiversidade. “A unidade de conservação é uma referência para a comunidade, servindo de local para reuniões, ponto de apoio ao pesquisador e coordenação das atividades no interior do Parque”, afirma o gerente do Parque, Alex Amaral Oliveira.
Foto: Ascom Sisema
Legenda foto: Nova sede será usada para treinamentos e cursos para proteção da biodiversidade
O contrato de cessão do prédio firmado entre o IEF e a Prefeitura de Itabira terá duração de 20 anos e poderá ser renovado. “O edifício deve se tornar a sede definitiva do Parque, já que a escola estava desativada há algum tempo e está localizada no interior da unidade de conservação”, explica o gerente do Parque.
Biodiversidade
O Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado no município de Itabira, no distrito de Ipoema e possui uma área de 2.005 hectares. Foi criado em 2011, atendendo reivindicação da comunidade local. O local possui grande potencial turístico, com inúmeras cachoeiras, a Lagoa do Limoeiro e o Mirante da Estrada do Campestre.
A região integra os Mosaicos da Serra do Espinhaço, da Mata Atlântica e de Itabira e possui 65% de sua área é coberta por florestas. Na unidade de conservação podem ser encontradas espécies da fauna ameaçadas de extinção no Brasil, como o primata Bugiu.
Emerson Gomes
Assessoria de Comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Assessoria de Comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos