O gerente do Parque Estadual do Rio Preto, Antônio Augusto Tonhão de Almeida, venceu a categoria ‘Melhor exemplo em água’ do III Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, entregue na noite desta quarta (28/11). A premiação é um reconhecimento ao trabalho de conservação das nascentes do rio Preto. O Parque Estadual do Rio Preto está localizado no município de São Gonçalo do Rio Preto, na região do Alto Jequitinhonha.
Além do gerente do Parque, a disputa pelo prêmio teve como finalista o projeto Águas de Minas, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), que, desde 1997, monitora a qualidade das águas superficiais e subterrâneas de Minas Gerais.
A unidade de conservação está inserida na Serra do Espinhaço e abriga diversas nascentes, dentre as quais se destaca a do Rio Preto, um dos mais importantes afluentes do Araçuaí, por sua vez afluente do Rio Jequitinhonha. A unidade de conservação é administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) que faz parte do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).
Segundo Antônio Tonhão de Almeida, o prêmio é uma homenagem ao esforço da comunidade de São Gonçalo do Rio Preto que se mobilizou pela conservação das nascentes do Rio e que culminou com a criação do Parque em 1994. “Represento uma comunidade inteira que sempre lutou em prol da conservação do Rio Preto”, disse.
Fotos: Janice Drumond/Ascom Sisema
O gerente Parque Estadual do Rio Preto, Antônio Tonhão de Almeida, ressaltou a contribuição
da comunidade do entorno do parque na luta pela preservação das nascentes dos rios
Transformações
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, que entregou dois prêmios na noite de ontem, ressaltou que o “Oscar da Sustentabilidade” é uma materialização das transformações que a sociedade vem sofrendo em sua relação com a natureza. “Empresas e instituições, que antes se encontravam para embates, estão lado a lado nessa premiação, dando um forte sinal das mudanças em curso”, afirmou.
O secretário Adriano Magalhães, acompanhado do presidente da Anglo American Unidade de
Negócios de Minério de Ferro Brasil, Paulo Roberto Castellari, entregou o prêmio de Melhor
Personalidade a Maria Dalce Ricas, superintendente executiva Amda
(Associação Mineira de Defesa do Ambiente)
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, recebeu em nome da presidente Dilma Roussef o prêmio na categoria Melhor Político. Ela destacou os debates realizados em 2012 em torno das alterações no Código Florestal e creditou o prêmio à postura adotada pela presidência diante do tema. “A diretriz política foi sempre de buscar o equilíbrio entre o social e o ambiental”, explicou.
O ex-presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente, Ilmar Bastos, foi homenageado, in memoriam, com o prêmio de Destaque Estadual. Já o ex-ministro e ex-secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, foi agraciado na categoria Melhor Personalidade.
Silvia Nunes, viúva de Ilmar Bastos, ex-presidente da Feam, recebeu o prêmio concedido ao
seu marido
A premiação
O Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor À Natureza é uma iniciativa do Grupo Sou Ecológico, integrado pela Revista Ecológico. Os três finalistas de cada uma das 11 categorias do Prêmio são selecionados pelo Comitê Executivo após avaliação e triagem dos membros do Comitê de Pré-Seleção e da Comissão Julgadora.
A premiação recebe o nome do ambientalista Hugo Werneck, fundador do Centro para a Conservação da Natureza de Minas Gerais, uma das primeiras organizações não governamentais da América Latina a empunhar a bandeira do que hoje é conhecida como sustentabilidade.
Em 2012, o Prêmio foi realizado em conjunto com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade, que entregou o 4° Prêmio Abap de Sustentabilidade, e com a Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Minas Gerais (Sucesu) que incluiu o seu Prêmio Sucesu Minas de Sustentabilidade em Tecnologia da Informação como uma das categorias do Prêmio Hugo Werneck.
Conheça abaixo a lista completa dos vencedores:
III Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor À Natureza
Categoria “Melhor em Comércio e Serviços”
Grupo Zema
Categoria “Melhor em Tecnologia da Informação”
Microcity
Categoria “Melhor em Água”
Antônio Augusto Tonhão de Almeida, gerente do Parque Estadual do Rio Preto
Categoria “Melhor em Fauna”
Tavinho Moura
Categoria “Melhor em Turismo”
Maria Elvira, Associação Caminhantes Estrada Real
Categoria “Melhor Empresa”
CBMM
Categoria “Melhor Empresário”
Djalma Morais, presidente da Cemig
Categoria “Melhor Empresa Parceira Sustentável”
AngloGold
Categoria “Destaque Estadual (1)”
Paulo César Vicente de Paula, Ministério Público de Minas Gerais
Categoria “Destaque Estadual (2)”
Ilmar Santos Bastos – prêmio recebido in memoriam por Sílvia Nunes
Categoria “Destaque Especial”
Cenibra
Categoria “Melhor Personalidade (I)”
Maria Dalce Ricas, Assocciação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda)
Categoria “Melhor Personalidade (2)”
José Carlos Carvalho, ex-ministro de Meio Ambiente e ex-secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais
Categoria “Destaque Nacional”
Camila Pitanga
Categoria “Melhor Político/a”
Dilma Roussef
4° Prêmio Abap de Sustentabilidade
Melhor Campanha Institucional
Vale
Melhor Campanha de Mobilização
Pepsico
Melhor Campanha de Educação
Rede Minas
Melhor Anunciante
Cemig