O Parque Estadual do Rio Preto, localizado no Vale do Jequitinhonha, comemora no dia 1º de junho o seu 21º aniversário e o principal evento comemorativo, a já tradicional Caminhada Ecológica, e o Passeio Ciclístico serão realizados no dia 06 de junho. Em sua sexta edição, o evento deve reunir cerca de 300 pessoas no município de São Gonçalo do Rio Preto.
Ciclistas e caminhantes partirão do centro de São Gonçalo do Rio Preto em direção ao distrito de Santo Antônio, num total de 12 quilômetros. A caminhada terá início as 7h30 e o passeio ciclístico, às 8h30. As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de junho, na Casa Kolping, em São Gonçalo do Rio Preto. Outras informações podem ser obtidas no telefone (38) 3531.3919.
O Parque Estadual do Rio Preto foi criado em 1994 concretizando o grande interesse da comunidade de São Gonçalo do Rio Preto em proteger a nascente do rio de mesmo nome, que, em 1991, havia sido declarado Rio de Preservação Permanente. A unidade de conservação é administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e tem uma área total de 12.184,3255 hectares inserida no complexo da Serra do Espinhaço.
Foto: Evandro Rodney
Cachoeira Sempre Viva
No local podem ser encontradas diversas nascentes, dentre as quais a do rio Preto, um dos mais importantes afluentes do rio Araçuaí, por sua vez afluente do Jequitinhonha. A cobertura vegetal do Parque é composta, na maior parte, por cerrado e campos de altitude. A fauna é rica, com a presença de diversas espécies ameaçadas de extinção como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, o tatu canastra e a jaguatirica.
Entre os atrativos turísticos do Parque, destacam-se as cachoeiras do Crioulo e da Sempre Viva, as pinturas rupestres e os mirantes naturais. Os recursos hídricos privilegiados favorecem a formação de cachoeiras, piscinas naturais e praias fluviais com areias brancas entre outros cenários.
O Parque Estadual do Rio Preto possui uma das mais completas infraestruturas em unidades de conservação de Minas Gerais que inclui portaria, estacionamento e restaurante. O Centro de Visitantes possui um auditório para 70 pessoas, duas salas de reunião para 30 pessoas cada e uma sala para exposições. Os doze alojamentos podem abrigar até 52 pessoas e a área de camping comporta até 25 barracas.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema