A operação de fiscalização ambiental “Triângulo de Prata” irá coibir os atos ilícitos praticados contra a fauna silvestre em Minas Gerais, principalmente na atividade de criação amadora de pássaros. A operação está sendo realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Polícia Militar de Meio Ambiente.
Crédito: Arquivo Sisema
Fiscais envolvidos na fiscalização
A ação acontece de 16 a 21 de agosto em cinco municípios do triângulo mineiro: Uberlândia, Uberaba, Conceição de Alagoas, Campo Florido e Pirajuba. Até o momento foram apreendidos 155 animais da fauna silvestre nativa e aplicados de cerca de 80 mil reais em multas, além da condução de sete pessoas para a delegacia de polícia para dar encaminhamento aos procedimentos administrativos e criminais cabíveis.
Além da verificação da regularidade de criadores, a fiscalização está atendendo denúncias de cidadãos a fim de combater o tráfico e cativeiro de animais. “Em uma das residências fiscalizadas chegamos a encontrar partes de animais abatidos como, por exemplo, patas de anta, animal ameaçado de extinção, crânios de veados e cascos de jabuti”, disse o coordenador técnico da operação da Semad, Daniel Colen.
Crédito: Arquivo Sisema
Partes de animais encontradas em residência
Os animais apreendidos pela fiscalização serão soltos na natureza ou encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestre (CETAS) em Belo Horizonte.
Milene Duque
Ascom/Sisema