Núcleo de Pompéu realiza Barqueata Ecológica

Notícia

Qua, 28 out 2009


O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade de Pompéu, realiza neste sábado (31), a partir das 8h, a 7ª Barqueata Ecológica. A cidade de Pompeu, região metropolitana de Belo Horizonte, recebe o evento ecológico com a participação de cerca de 50 barcos buscando a conservação do meio ambiente por meio de coletas de lixos nos rios Pará e São Francisco até a Represa Três Marias.

A barqueata sairá da ponte sobre o rio Pará, situada no limite dos municípios Pompéu e Martinho Campos. A população estará com lanchas, jet skis e principalmente barcos de motor de popa, e percorrerá o rio para recolher garrafas e sacolas de plástico e outros resíduos que prejudicam o meio ambiente. O fim da coleta ocorrerá na região Diamante do município de Pompéu, onde os participantes do encontro irão ser recepcionados com uma festa de confraternização com shows musicais.

O gerente do Núcleo do IEF de Pompéu, Amarildo César Ramiro, explica que durante o percurso serão distribuídos panfletos de educação ambiental e também serão lançadas sementes de espécies nativas nas margens dos rios. “A população ribeirinha participará do evento e as pessoas poderão perceber que, ao deixarem de jogar lixo no rio, podem evitar que ele fique poluído”, afirma o gerente.

De acordo com Ramiro, um dos objetivos da Barqueata é promover a conscientização dos participantes, pescadores e populações ribeirinhas. “É preciso que todos se conscientizem sobre a situação poluidora que atualmente é encontrada nas margens destes rios e repensar no que pode ser feito pela qualidade das águas”, afirma o gerente. Já estão confirmadas caravanas de pescadores de outras cidades da região para comparecerem na Barqueata.

O evento contará com o auxílio da Polícia Militar Ambiental visando verificar também questões como a pesca irregular com rede e se os pescadores estão portando a carteirinha de pesca do IEF. Todos os participantes estarão com coletes salva-vidas e haverá um acompanhamento do Corpo de Bombeiros. Além disso, todos os pilotos estarão devidamente habilitados, tudo para que a Barqueata aconteça com os cuidados necessários para a segurança de todos.

O gerente conta que as edições anteriores do evento têm tido boa repercussão na região e que a cada ano mais pessoas participam do encontro buscando melhorar as condições ambientais. “Começamos com apenas dez barcos e poucas pessoas, hoje são cerca de 50 embarcações e a população faz com que o evento seja um dos mais expressivos regionalmente”, afirma. 

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais