Um dos Parques Estaduais mais procurados pelos visitantes é o do Ibitipoca, localizado na Zona da Mata. A unidade recebeu quase 60 mil turistas em 2012 e a expectativa é de que, durante o Carnaval, 800 pessoas por dia visitem as cachoeiras, trilhas e picos que caracterizam o Parque.
Evandro Rodney
Lagoa dos Espelhos - Parque Estadual do Ibitiboca
No Parque Estadual do Rio Doce, na região do Vale do Aço, os visitantes poderão participar de oficinas ambientais no Centro Visitantes durante todos os cinco dias do Carnaval. Os funcionários do Parque também estarão a postos para acompanhar os turistas nas atividades tradicionais, como as trilhas interpretativas e passeios de barcos, palestras e preleções sobre o Parque no auditório.
Mirante - Parque Estadual do Rio Doce
Na região do Alto Jequitinhonha, no Parque Estadual do Rio Preto, o gerente Antônio Augusto Tonhão de Almeida já está preparado para o feriado prolongado. “Receber e atender bem aos visitantes é nossa prioridade durante todo o ano”, afirma. O Parque é uma das grandes atrações da região de São Gonçalo do Rio Preto com seus mirantes, cachoeiras e praias de água cristalina.
Ainda na região do Alto Jequitinhonha, a equipe do Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio irá intensificar o monitoramento, a fiscalização e a educação ambiental. A unidade de conservação localizada em Milho Verde, distrito de Serro, é uma opção muito procurada na região pelo grande número de cachoeiras de grande beleza e pela facilidade de acesso. Em 2012, cerca de 5,5 mil pessoas visitaram a unidade de conservação.
O gerente do Monumento, Alex Luiz Amaral Oliveira, observa que será feita uma pesquisa para identificar o perfil do visitante. “A comparação com os dados de 2012 nos permitirá conhecer melhor o turista que vem a Milho Verde e à unidade de conservação”, afirma. As informações serão coletadas na Blitz Educativa que acontecerá no dia 09 de fevereiro, durante todo o dia.
Minas Gerais possui 38 Parques Estaduais e 11 Monumentos Naturais que são as categorias de unidades de conservação que tradicionalmente podem receber turistas. Em 2012, cerca de 275 mil pessoas estiveram nas principais unidades que possuem infraestrutura para atender visitantes como área de camping, alojamentos e restaurante.
As unidades de conservação estaduais abertas à visitação, bem como as formas de acesso a elas estão descritas na internet, no site do IEF, no endereço http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/areas-protegidas-estaduais