Está de volta a natureza, a jaguatirica que estava há cerca de dois meses sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas de Juiz de Fora, um dos serviços oferecidos pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF.
O animal foi atropelado próximo ao município de São Thiago. A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada e encaminhou o felino com vários ferimentos para o Cetas de Juiz de Fora. A jaguatirica foi operada pelo veterinário voluntário Rômulo Barbosa, que ofereceu a estrutura da sua clínica e seus serviços para atender o caso, e logo após foi encaminhada ao Cetas para recuperação.
Ela foi solta numa área de remanescente de mata atlântica, com recursos disponíveis para sua adaptação. O local é mantido sob sigilo para proteção do animal.
Crédito: Divulgação IEF
Segundo a bióloga do Cetas, Sarah Stutz, “a jaguatirica teve seus movimentos completamente recuperados, ganhou peso e seus extintos de caça mantidos graças a alimentação com pequenos animais vivos”. A bióloga lembra que “quem encontrar um animal nessas condições pode, caso haja segurança para manejá-lo, levá-lo até o Cetas mais próximo ou comunicar à Polícia de Meio Ambiente para que seja feita a remoção com segurança”.
Em Juiz de Fora, o Cetas funciona junto à sede do Ibama, na Av. Prefeito Mello Reis nº 1.500, Bairro Aeroporto, telefones: (32) 3215-7662/3233-1269/3233-0077.
Ascom/Sisema
PL2.946/15