Fotos: IEF/Divulgação
Com a visita do diretor geral do IEF, Antônio Malard, houve uma aproximação entre os servidores, possibilitando o esclarecimento de dúvidas
A diretoria-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF) encerrou nesta quinta-feira, 1º de agosto, em Varginha, no Sul de Minas, uma série de visitas às Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade (URFBio). Foram 14 encontros com os servidores do interior para alinhar diretrizes da nova gestão do Instituto. O encontro foi coordenado pelo diretor-geral Antônio Malard, a chefe de gabinete do IEF, Elce Riberio, e pelo supervisor regional Sul, Anderson Ramiro de Siqueira.
Além do encontro em Varginha, o diretor já se reuniu com os servidores do regional Central Metropolitano, em Belo Horizonte; do Centro Norte, Sete Lagoas; do Centro Sul, em Barbacena; do Centro Oeste, em Divinópolis; do Nordeste, em Teófilo Otoni; do Noroeste, em Unaí; do Norte, em Montes Claros; do Rio Doce, em Governador Valadares; do Jequitinhonha, em Diamantina; do Alto Paranaíba, em Patos de Minas; do Alto Médio São Francisco, em Januária; do Triângulo, em Uberlândia; e da Mata, em Ubá.
Ao final dos encontros regionais, o saldo foi extremamente positivo, na opinião do diretor-geral. “As visitas tiveram conteúdo técnico e institucional e possibilitaram o contato direto com os servidores de cada unidade regional. Pudemos ouvir as sugestões e esclarecer dúvidas, estabelecendo com isso um canal de comunicação pautado na transparência e no alinhamento institucional”, afirma. Outro ponto importante, segundo Antônio Malard é que foi possível compreender as dificuldades enfrentadas no interior, sobretudo em termos de recursos, infraestrutura, sistemas, normatização e padronização de procedimentos. “Isso tudo subsidiará a adoção de medidas visando desburocratizar e otimizar os serviços prestados pelo IEF”, destacou.
A presença do dirigente máximo entre os servidores também foi algo bastante ressaltado durante as reuniões. “Tivemos uma excelente receptividade em todas as regionais e a participação efetiva dos servidores. Muitos deles disseram ser a primeira vez que receberam a visita de um diretor-geral. Essa aproximação da sede com as regionais é muito válida, razão pela qual realizaremos novas visitas”.
De acordo com o supervisor regional Sul, a presença do dirigente máximo traz segurança para o escritório regional no sentido de que o repasse de informações sobre os processos de mudança pelo qual o órgão passa vem diretamente da diretoria-geral. “Isso garante tranquilidade aos servidores. Vivemos um momento de alterações na estrutura organizacional, com a reforma administrativa, e essas ações de aproximação nos fortalecem enquanto equipe”, afirmou Anderson.
Entre a pauta de assuntos tratados com os servidores, Anderson destacou as mudanças em normativas de regulação ambiental, a nova estrutura do IEF, com novas coordenações e mudanças no organograma, além de dificuldades no trabalho de campo. “Vislumbro um cenário muito melhor para o futuro, com ações mais coordenadas, com melhoria no trabalho dos servidores e, consequentemente, um melhor serviço prestado ao cidadão”, afirmou.
DIRETRIZES
Servidores puderam esclarecer dúvidas e apresentar demandas ligadas ao processo de trabalho
O trabalho de alinhamento, segundo Antônio Malard, foi focado no quesito “unidade”, ou seja, cada uma das regionais deve ser reflexo da mesma instituição, de um único IEF, e daí a importância de haver uma atuação alinhada e uniforme, além da integração com as demais casas que integram o Sisema.
“Para isso, estamos realizando reuniões periódicas com os supervisores e com os coordenadores regionais, trabalhando na elaboração e na revisão de normas e procedimentos e estabelecendo um cronograma de treinamentos e capacitação utilizando os próprios servidores do IEF como instrutores”. Durante todos os encontros foi destacada essa importância de maior aproximação entre a sede e as regionais, inclusive com a participação efetiva dos servidores da ponta na elaboração dos procedimentos.
PARA O FUTURO
Já com o olhar no futuro, Antônio Malard afirma que esta gestão do IEF trabalhará para que o Instituto fortaleça seu protagonismo nas ações de conservação e preservação da biodiversidade, com foco no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade ambiental do Estado. “Para isso, estamos empenhados na busca de parcerias para obtenção de apoio e recursos necessários à consecução destes objetivos, na melhoria de nossos procedimentos e na valorização de nossos servidores. Precisamos também investir no desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de informação, o que vem sendo feito por servidores do Sisema e também por meio de parcerias”, afirmou.
Wilma Gomes e Valquiria Lopes
Ascom/Sisema