O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual Peter Lund, realizou a 3ª reunião ordinária do Conselho, nessa terça-feira (8), no auditório do Monumento Histórico Estadual Peter Lund, na zona rural do município de Cordisburgo. Participaram da reunião 13 conselheiros e 12 convidados. A reunião foi conduzida pelo gerente da Unidade de Conservação (UC), Mário Lúcio de Oliveira.
Segundo o gerente, “as reuniões do conselho consultivo têm como objetivo dar ciência de todas as atividades realizadas na UC e na Zona de Amortecimento (ZA) e ouvir os conselheiros com a finalidade de melhorar a gestão da unidade”. Outro aspecto do conselho é o de integrar a UC à sociedade em torno das questões socioambientais.
“Nesta reunião chamamos a atenção dos conselheiros para o crescente número de visitantes, pois, de janeiro a setembro de 2015, já recebemos mais de 38 mil visitantes no Monumento,” disse Mário Lúcio.
Crédito: Janice Drumond
Monumento Natural Estadual Peter Lund
Na reunião, também foi discutido o Processo de Parceria Público Privada da Rota das Grutas Peter Lund. A PPP proposta irá trabalhar na gestão das UCs: Parque Estadual do Sumidouro, Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato e Monumento Natural Estadual Peter Lund, onde se encontram as grutas da Lapinha, Rei do Mato e Maquiné. O referido trabalho visa à melhoria no atendimento aos visitantes e a proteção e conservação ambiental.
Monumento Natural Estadual Peter Lund
Criada pelo decreto nº 44. 120 de 29 de setembro de 2005, a Unidade de Conservação MNE Peter Lund, tem como objetivo conservar o patrimônio natural e histórico-cultural, em especial o espeleológico, paleontológico e arqueológico da Gruta de Maquiné e seu entorno. A visitação pública está sujeita às condições e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da UC e às normas estabelecidas pelo IEF.
Ângela Almeida
Ascom/Sisema