Celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente se espalham pelo Estado

Notícia

Qui, 09 jun 2016


As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), acontecem em todo o estado durante o mês de junho. A data é comemorada no dia 05 de junho, mas será celebrada em diversas cidades com atividades que lembram a importância da preservação da natureza.

 

No norte do Estado, a equipe do Escritório Regional Alto Médio São Francisco realizará diversas atividades. Estão previstos eventos em diversos municípios, além de um ciclo de palestras em escolas públicas e associações comunitárias de Januária. No dia 09 de junho, será realizada uma atividade de recuperação e proteção de nascentes, no município de Luislândia.

 

Ainda no Norte, as equipes da Área de Preservação Ambiental (APA) Serra do Sabonetal e da Reserva Biológica Serra Azul realizarão, no período de 3 a 14 de junho, palestras em escolas públicas da região. Também serão realizadas oficinas e haverá doação de mudas. Já a gerência do Parque Estadual Lagoa do Cajueiro, realizará, até o dia 10, atividades com alunos de escolas municipais, montará um stand na Praça do Mercado, em Jaíba, além do plantio de mudas em escolas.

 

Crédito: Acervo PESM

090616

Legenda: Alunos da Escola Estadual Quinta do Sumidouro, de Pedro Leopoldo, visitaram o Parque

 

Vale do Jequitinhonha

 

Em Diamantina, as comemorações da Semana do Meio Ambiente reuniram uma série de instituições, incluindo o IEF, a Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram), a Prefeitura e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Foram realizadas palestras para alunos do ensino fundamental e médio.

 

Uma caminhada e um passeio ciclístico levaram as pessoas a conhecer e abraçar simbolicamente o manancial Pau de Fruta, que é responsável pelo abastecimento da população de Diamantina. No encerramento, no dia 05 de junho, houve distribuição de mudas e divulgação de atividades socioambientais e atrativos naturais da região.

 

Área Cárstica

 

No Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, as comemorações foram intensas, com atividades para os moradores do entorno e visitantes. Houve exibição de 34 curtas de animação sobre o meio ambiente, apresentação de peça teatral, realização de trilhas no interior do Parque para os visitantes da Gruta da Lapinha.

 

Crédito: Acervo PESM

090616-2

Legenda: Apresentação do esquete “Os quatros elementos – A natureza não é a lixeira do homem” na Escola Municipal de Lapinha, de Lagoa Santa

 

No leste do estado, a equipe do Parque Estadual Sete Salões realizou atividades nos municípios onde a unidade de conservação está localizada: Resplendor, Santa Rita do Itueto, Conselheiro Pena e Itueta. Foram apresentadas palestras, oficina de reciclagem e Paradas Educativas com distribuição de mudas nativas.

 

Emerson Gomes

Ascom/Sisema