Fotos: Evandro Rodney
O Parque Estadual do Rio Doce completa 75 anos de criação com uma extensa programação
Passeios em cachoeiras, mirantes, picos, grutas e prática de escalada são algumas das atividades disponíveis aos amantes da natureza nas férias de julho nas unidades de conservação estaduais de Minas Gerais. O Estado conta com 75 unidades de conservação de proteção integração espalhadas em seu território, sendo 42 parques e 15 monumentos naturais, nos quais é possível encontrar algum tipo de atrativo. As unidades de conservação mineiras são administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).
Na programação preparada para o mês, uma ótima opção para os moradores de Belo Horizonte e da Região Central de Minas é visitar o Parque Estadual do Itacolomi, localizado em Ouro Preto e Mariana, onde haverá visitas guiadas em suas partes históricas: O Museu do Chá e a Casa Bandeiristas. Quem estiver acampado na área de camping ou hospedado nos alojamentos da unidade de conservação pode desfrutar das caminhadas noturnas. As visitas devem ser agendadas pelo telefone do parque: (31) 3551-6193 ou pelo e-mail peitacolomi@meioambiente.mg.gov.br.
No Leste do Estado, o Parque Estadual do Rio Doce comemorará 75 anos de criação em julho e celebrará a data na semana de 7 a 13 de julho. A unidade de conservação foi a primeira criada em Minas Gerais e dispõe de completa infraestrutura para receber visitantes. A previsão é de cerca de 2 mil pessoas se reúnam para as comemorações na unidade de conservação em 2019.
O ponto alto dos festejos está marcado para o sábado, 13 de julho, quando serão realizadas a 18ª Romaria Ecológica de Dionísio e a 16ª Romaria Ecológica de Timóteo. Os participantes partem, logo pela manhã, das cidades de Timóteo e Marliéria em direção ao parque, com paradas ao longo do caminho, nas quais serão realizadas celebrações religiosas. As duas cavalgadas se encontram na estrada que dá acesso à unidade de conservação e chegam juntas ao parque, onde será realizada a celebração dos 75 anos de criação da reserva ambiental.
O Parque Estadual do Rio Doce foi criado em 1944, num esforço do Bispo Dom Helvécio para a preservação do grande remanescente do bioma Mata Atlântica existente na região, e para o fortalecimento da participação das comunidades na proteção dessa unidade de conservação. O parque está localizado a 248 km de Belo Horizonte, nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo, abrigando a maior floresta tropical de Minas, em seus 35.970 hectares.
Com um notável sistema lacustre, composto por 40 lagoas naturais, destaca-se a Lagoa Dom Helvécio, com 6,7 Km² e profundidade de até 32,5 metros. A lagoa é morada de animais ameaçados de extinção como a onça pintada e o mono-carvoeiro, maior primata das Américas. Por abrigar a maior área de Mata Atlântica de Minas, a unidade de conservação é considerada Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Seu complexo de lagos está também incluído na lista de Zonas Úmidas de Importância Internacional, a Lista Ramsar.
Já a gerência do Parque Estadual Mata do Limoeiro, também na região do Rio Doce, em Itabira, realizará entre os dias 6 e 7 de julho, uma pesquisa com os visitantes da unidade de conservação para conhecer a percepção das pessoas sobre a reserva ambiental. O trabalho terá o nome “A importância da pesquisa para o Parque” e será executado por estudantes universitários que participaram do projeto Ecofolia, desenvolvido no mês de fevereiro, durante o Carnaval 2019. Ainda no Parque Estadual Mata do Limoeiro, será realizada uma exibição do “Cinema no Parque” para moradores das comunidades do entorno da unidade de conservação. A atividade é sempre acompanhada de um debate sobre o filme.
Zona da Mata
Na Zona da Mata, o Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira realiza atividades em parceria com a agência avançada do IEF
Na Zona da Mata, as equipes do Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira e da Agência Avançada do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em Lima Duarte, se unirão para mais uma ação do Projeto “Moleque no Viveiro”. O projeto de educação ambiental teve início em março de 2015 em escolas de ensino formal dos municípios de Lima Duarte, Olaria e Pedro Teixeira e tem trazido bons resultados para a região da Zona da Mata. O trabalho consiste em oferecer às escolas a oportunidade de uma visita orientada aos viveiros do IEF, com turmas de cerca de 50 alunos, que têm a oportunidade de aprender noções sobre a produção de mudas e sua importância para o meio ambiente.
Desta vez, o trabalho acontecerá no Circuito Turístico Serras de Ibitipoca e terá também a participação das Prefeituras de Olaria e de Lima Duarte. O trabalho acontecerá entre os dias 15 a 19 de julho.
Já no Parque Estadual da Serra da Brigadeiro, a programação será dividida em três níveis de dificuldade. Nos dias 4, 14 e 20 de julho, as atividades terão grau baixo e serão direcionadas para a “Família”, com duração de cerca de 1h30, partindo do centro de visitantes do parque em direção à Trilha do Muriqui. Já nos dias 7, 14, 20 e 28 de julho, a programação terá nível médio e será voltada para os “Amigos” da unidade de conservação, que irão até o Pico do Grama. A duração aproximada da atividade é de cerca de 3 horas.
Os “Aventureiros” terão sua programação no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro nos dias 14 e 27 de julho com uma trilha com grau de dificuldade Alto, que tem previsão de oito horas e 30 minutos de duração, partindo do centro de visitantes até a Pedra do Pato. Nos mesmos dias, também acontecerá uma atividade “Nível Hard”, no Pico do Itajuru, também com grau de dificuldade Alto. A concentração será na Praça de Belisário, em Fervedouro. As atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (32) 3271.7491.
Jequitinhonha
No PE do Rio Preto visitantes podem desfrutar das trilhas que levam a lindas chachoeiras como a do Crioulo
Já o Parque Estadual do Rio Preto, localizado na região do Alto Jequitinhonha, continua com suas atrações rotineiras como as caminhadas de longa distância entre a unidade de conservação vizinha, a travessia até o Parque Estadual do Pico do Itambé, as caminhadas dentro Parque, que permitem visitar os atrativos como as Cachoeiras do Crioulo e Sempre Viva. A unidade de conservação também possui piscinas naturais como o Poço de Areia e o Poço do Viado, além das Corredeiras. As reservas ambientais dispõem ainda de toda infraestrutura para receber o visitante como área de camping, alojamentos e local para churrascos.
Nordeste
No PE de Sagarana serão reaizadas apresentações aos visitantes
Na Região Nordeste, a equipe do Parque Estadual de Sagarana realizará nos dias 6 e 7 de julho apresentações sobre a unidade de conservação para visitantes do Circuito das Árvores e da Trilha da Cachoeira do Boi Preto. As apresentações terão como público-alvo os turistas admiradores das obras literárias de Guimarães Rosa. Entre 7 e 9 de julho, a equipe do Parque participará da “Caminhada Ecoliteraria Caminho do Sertão - De Sagarana ao Parque Nacional Grande Sertão Veredas”.
A atividade é realizada num trecho inserido no Mosaico Sertão Veredas Peruaçu, passando por quatro unidades de conservação, sendo três estaduais (Parque Estadual de Sagarana, Parque Estadual da Serra das Araras e Área de Proteção Ambiental Cochá e Gibão) e o Parque Nacional Grande Sertão Veredas. O evento divulga as belezas naturais da região atrelados à literatura.
Na mesma região, a equipe do Parque Estadual de Paracatu realizará, no dia 06 de julho, uma Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais com moradores das comunidades de Soares e Entre Serras, no município de Paracatu. A atividade terá ainda os temas de Agricultura Orgânica e reaproveitamento de alimentos, além de uso de plantas medicinais, uso consciente da água e a atividade de educação ambiental, e será desenvolvida em parceria com a empresa Água e Terra.
Sul
Na Serra do Papagaio será realizado um Dia de Campo para tratar das questões ambientais da UC
A equipe do Parque Estadual da Serra do Papagaio, no Sul do Estado, realizará um Dia de Campo, no qual o tema serão as questões ambientais da unidade de conservação. A ação será realizada no dia 3 de julho, na sede do Parque e reunirá estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora do Sagrado Coração, do bairro Tamanduá, do município de Aiuruoca. No dia 04, será a vez dos alunos da Escola Municipal Porfírio Mendes Pinto, localizada no município de Alagoa, participarem da atividade e, no dia 11, dos alunos da Escola Estadual Maria do Carmo Lima Pinto, também de Alagoa.
Ainda na região Sul, os integrantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual Serra da Boa Esperança, na cidade de mesmo nome, tomarão posse no dia 04 de julho, num evento que reúne cidadãos do município e entorno, novos conselheiros e autoridades municipais. No dia 6, será realizada a pesquisa “Avaliação de Impactos Ambientais em trilhas de off road no Parque Estadual Serra da Boa Esperança”, com a população do entorno da unidade de conservação.
No dia 16 de julho, a equipe do parque apresentará uma palestra na Escola Estadual Sinhá Leite enfatizando as questões ambientais da unidade de conservação e do município de Boa Esperança. Serão duas exposições para alunos e professores. Já no dia 28 de julho, acontecerá a “Expedição do Mato a Dentro – Trekking no Parque Estadual Serra da Boa Esperança”, que reunirá a população do entorno da cidade numa visita à reserva ambiental.
O Parque Estadual Nova Baden receberá, no dia 4 de julho, 52 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual João de Almeida Lisboa, de Jesuânia, para conhecer a História de Américo Werneck e a fauna e flora da unidade de conservação. A atividade é voltada para alunos e professores. No dia 13 serão realizadas atividades recreativas e educativas para as crianças que participam de projetos da Igreja Presbiteriana do Brasil, localizada em Lambari. São esperadas cerca de 60 pessoas ligadas ao projeto.
Também na Região Sul, a equipe da Área de Proteção Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Machado receberá, no dia 08 de julho, alunos e professores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), além de moradores do entorno para a apresentação do diagnóstico ambiental, o qual será a base para a elaboração do Plano de manejo da unidade de conservação.
Norte
O Festival de inverno da cidade de Grão Mogol contará com a participação do Parque Estadual
Na Região Norte, o Parque Estadual de Grão Mogol, participará do Festival de Inverno da cidade com a exibição de um filme com a temática ambiental, no dia 19 de julho, na Casa de Cultura de Grão Mogol. No dia 20, os visitantes poderão conhecer a Trilha do Barão e, no dia 21, a Trilha da Cavalhada.
Em Montes Claros, o Parque Estadual da Lapa Grande estará aberto durante todos os dias do mês de julho com atrações como Lapa Grande, o Boquerão da Nascente, a Lapa Pintada e a Ponte da Pedra. O visitante também pode se cadastrar junto ao Parque para praticar ciclismo na trilha da Lapa Grande.
No município de Montezuma, a equipe do Parque Estadual de Montezuma promoverá, no dia 22 de julho, uma exibição de cinema com um filme com temática ambiental, além de uma apresentação de teatro com funcionários da unidade de conservação. No dia 23, acontecerá uma feira com a exposição “Projeto Conhecendo os Parques da UFRBio Norte”, mostrando as unidades de conservação administradas pelo IEF no Norte de Minas.
A equipe do Parque Estadual Serra Nova e Talhado, em Rio Pardo de Minas, realizará atividades com os visitantes durante todo o mês para sensibilizar sobre a importância de preservar os recursos hídricos, a fauna e a flora. De 1º a 19 de julho, serão realizadas oficinas para confecção de placas de sinalização das travessias do parque. Entre os dias 15 e 25 serão confeccionadas as placas com o apoio da comunidade e parceiros. Já nos dias 25 e 26, a equipe participará da Feira de Exposição, no município de Montezuma.
RMBH
No rola-moça as atividades incluem visita guiada e atividade astronômica
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Parque Estadual da Serra Rola-Moça receberá, no dia 6 de julho, às 8h, alunos da Escola Estadual Celso Machado (BH) para uma visita guiada à Estrada dos Sertões e ao Mirante Três Pedras. Nos dias 08 e 09, alunos do curso de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizarão atividades na Sede Administrativa do Parque.
No dia 17, às 8h, a Trilha Duas Quedas estará aberta ao público dentro da programação “Férias no Parque”. No dia 18, alunos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG visitarão o Manancial Catarina e o Mirante dos Planetas. No dia 5 de julho, a Plataforma Astronômica receberá alunos da Escola Estadual João Guimarães Rosa, de Betim, para uma atividade com temática ambiental e astronômica.
O Monumento Natural Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, permanecerá aberto à visitação normalmente. Recentemente, a gruta ganhou novo projeto de iluminação, com refletores de led e luz branca, que garantem mais conforto ao turista e melhor conservação das cavidades naturais. Juntamente com a Gruta Maquiné (no Monumento Natural Peter Lund, em Cordisburgo) e a Gruta da Lapinha (no Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa e Pedro Leopoldo), elas formam a chamada Rota Lund.
As três grutas estão inseridas no roteiro turístico mineiro e são uma excelente opção de passeio para quem visita o estado, sendo consideras umas das mais importantes áreas de visitação de cavernas do Brasil. As estalactites que pendem do teto na forma de cones pontudos, bem como as estalagmites que crescem no sentido contrário, têm imensurável valor histórico. As formações decorrentes do gotejamento de água das fendas das paredes das cavernas de rocha calcária levaram milhares de anos para se formar. Nesses locais o pesquisador dinamarquês Peter Wilhelm Lund iniciou, no século 19, estudos que deram origem à arqueologia no Brasil.
Triângulo
No Triângulo Mineiro, o Parque Estadual do Pau Furado fica aberto ao público de terça à domingo e nos feriados, das 8h às 16h, limitado à entrada de visitantes até às 15h. O atendimento deve ser realizado exclusivamente por agendamento prévio pelo endereço paufurado.blogspot.com
Aos sábados, domingos e feriados, o parque atende ao público em geral e não necessita de prévio agendamento. As trilhas disponíveis para a visitação no Parque Estadual do Pau Furado são as da Cachoeira do Marimbondo e do Angico, que finaliza no atrativo Prainha.
Mais informações sobre as unidades de conservação estaduais podem ser encontradas na internet, na página do IEF, no endereço http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/parques-estaduais.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema