Cerca de 2 mil pessoas participaram da comemoração do aniversário de 71 anos do Parque Estadual do Rio Doce, nesse sábado (11/07). A data foi marcada pelas Romaria e Cavalgada Ecológica, que partiram dos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo, se reuniram no caminho e chegaram juntas na unidade de conservação, onde foi realizada uma celebração.
"O encontro dos quase 800 cavaleiros que participaram das festividades em 2015 aconteceu nas proximidades da entrada do Parque e todos prosseguiram juntos até a portaria onde está situada a área da capela da padroeira do Parque, Nossa Senhora da Saúde”, explica o gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Vinícius Assis Moreira. Após a missa, foi realizada a tradicional Feira de Produtos Típicos da região do Vale do Aço.
Crédito: Evandro Rodney
A missa em homenagem a Nossa Senhora da Saúde é o ponto alto das comemorações do aniversário do Parque Estadual do Rio Doce
O Parque Estadual do Rio Doce foi criado em 14 de julho de 1944, sendo a primeira unidade de conservação estadual de Minas Gerais. Os primeiras esforços para a preservação da área foram feitos na década de 1930 pelo arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, que, ao visitar a região, encantou-se com a beleza da Mata Atlântica.
A unidade de conservação está inserida nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo e abriga a maior floresta tropical de Minas com 35.970 hectares e protege inúmeras espécies da fauna e flora típicas do Bioma, sendo algumas delas ameaçadas de extinção. O Parque também abriga um sistema lacustre, composto por cerca de quarenta lagoas naturais.
Crédito: Evandro Rodney
O Parque abriga a maior área contínua de Mata Atlântica de Minas Gerais e Lagoa Dom Helvécio (foto) é a maior das 40 lagoas existentes na unidade de conservação
Emerson Gomes
Ascom/Sisema