Esporte, aventura, emoção, superação, são alguns termos que qualificam o evento de corrida de trilhas, Ibiti Run, que aconteceu neste domingo (20/09) no Parque Estadual do Ibitipoca, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF. Cerca de 200 atletas, entre profissionais e amadores de várias partes do país participaram das provas, uma de 10 km e outra de 18 km. Os trajetos passaram por pontos conhecidos do Parque como a Janela do Céu, Lombada e Pico do Peão.
Antônio Taciano, 51 anos, de Ouro Preto, participou da prova pela primeira vez. “O visual é inesquecível”, destacou o atleta.
O vencedor da prova dos 10 Km, Carlos Eduardo Fernandes Leonardo, 44 anos, de Miguel Pereira – RJ, participou da prova pela primeira vez. “Conheci esse belíssimo Parque correndo. Foi puxado, mas as belas imagens compensam o esforço”, disse. O atleta terminou a prova em uma hora e 14 minutos.
Crédito: Renata Fernandes
Largada - 2ª Edição da Ibiti Run
Todos os competidores
Márcia Melo Vieira, do Rio de Janeiro, foi a campeã feminina da prova dos 10 Km e concluiu o percurso em 1h30min. “Esta é uma prova de superação, descobri um tumor no cérebro em dezembro de 2014, mas não abro mão de correr e fazer o que eu gosto”, relatou a atleta.
Com 1h37min, Edson Nascimento, de Juiz de Fora, consagrou-se bicampeão da prova dos 18 km. “Foi uma prova puxada, senti um pouco no início, pensei até que desistiria, mas deu tudo certo, fico feliz com o resultado”, destacou Edson.
Da equipe Corredores de Valença, Sabrina Erbisti, chegou em primeiro lugar entres as mulheres na prova dos 18 km, com 2h11 min. “A corrida foi excelente, o resultado me deixa surpresa e feliz”, concluiu Sabrina, que pratica corrida de montanha há um ano.
Carlos Roberto Zanini, da organização do evento, destaca que “participaram atletas de diversas faixas etárias e vindos de várias partes do país. Ficamos satisfeitos com o evento e ainda mais por termos dobrado o número de participantes em relação a 2014”, ressaltou Zanini. A IbitiRun foi organizada pela Saúde Performance Equipe de Esportes.
O gerente do PE Ibitipoca, João Carlos Lima, explica a importância desse tipo de evento para o Parque. “São atletas acostumados com esporte em contato com a natureza, a prova é organizada de modo a impactar o mínimo possível, da geração de resíduos a ação da corrida, tudo é monitorado. Além de se exercitarem os participantes se beneficiam com que o Parque tem de melhor a oferecer, um visual deslumbrante”.
Renata Fernandes
Ascom/Sisema