Semad lança Índice de Desempenho Ambiental Municipal (Idam) para fomentar políticas públicas

Noticia

Criado: Seg, 05 dez 2022 11:02 | Atualizado: Qua, 28 ago 2024 22:29

Voltado para orientar os municípios e apoiar o Estado de forma regionalizada para adoção de políticas públicas ambientais, o Governo de Minas lançou o Índice de Desempenho Ambiental Municipal (Idam). Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Diretoria de Gestão Territorial Ambiental (Dgta) e colaboração de membros de outras casas do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), o índice é uma ferramenta de fomento baseada em dados mensurados por 22 indicadores.

Considerado um instrumento de gestão para todos os órgãos ambientais de Minas, o Idam foi elaborado a partir do cruzamento de variáveis socioambientais, com componente espacial, e da aplicação de ferramentas estatísticas geoespaciais, a fim de identificar a performance ambiental dos municípios.

“O IDAM é um fomentador para orientar os municípios de Minas, direcionando ações mais efetivas dos órgãos públicos estaduais e municipais às questões ambientais de todo o estado”, comenta a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

A secretária exemplificou que o licenciamento ambiental é muito importante, mas o desempenho de uma região não seria garantido somente por esse instrumento.  “Precisamos medir, de forma ampla, o desempenho para podermos ter maior qualidade ambiental”, defende. Ao reunir em um único instrumento os dados por cidades mineiras, o índice é considerado pela equipe que o elaborou como algo dinâmico e apto a ser aperfeiçoado junto às novas demandas e desafios ambientais.

“O Idam permite uma agenda de trabalho do Sisema junto aos municípios. Por meio dele, estamos ainda mais próximos da realidade municipal, permitindo um trabalho mais efetivo, tanto estadual quanto local. Apesar dos 22 indicadores, sabemos que a situação local não se limita a eles. Os desafios ambientais se renovam, por isso, o Idam estará em constante atualização”, comenta o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Franco.

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, atuar próximo aos municípios é essencial para resultados efetivos. “Sabemos que é o no município, em grande parte, que a dinâmica ambiental acontece, desta forma, como o Idam, temos um agenda de trabalho posta para, em conjunto, o estado e o municípios avencem de forma prática na gestão ambiental”, pontua.

Leia mais: aqui.