Projeto garante conservação e recuperação da Mata Atlântica em Minas - Comitês
Projeto garante conservação e recuperação da Mata Atlântica em Minas
Noticia
As ações da Fase II do Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata), desenvolvido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), são responsáveis por Minas Gerais ser o segundo estado com maior regeneração do bioma no país. O trabalho é uma cooperação do Governo de Minas com a Alemanha e tem uma área de atuação de cerca de 223 mil km².
O Promata II tem apoio financeiro do banco KfW Entwicklungsbank, que destinou um valor de 8 milhões de euros ao programa, iniciado em dezembro de 2011 com conclusão prevista para dezembro de 2018. “O principal objetivo do projeto é contribuir para a proteção da biodiversidade e para a recuperação de áreas degradadas na Mata Atlântica de Minas Gerais”, explica a coordenadora geral do Promata II e diretora de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do IEF, Fernanda Teixeira Silva.
Para isso, o Promata tem investido em diversas ações em seis Escritórios Regionais e em 28 unidades de conservação localizadas na área de abrangência da Mata Atlântica. Alguns desses trabalhos são estudos para aumentar o conhecimento sobre o território e as condições do bioma, como foram o caso da elaboração dos Planos de Manejo das Áreas de Proteção Ambiental Alto Mucuri e Águas Vertentes. O Projeto também apoiou a construção do Plano Municipal de Mata Atlântica do município de Teófilo Otoni, no nordeste do Estado, além de capacitar outros municípios da região para que realizem a elaboração de seus estudos.