População pode acompanhar áreas de escassez hídrica de Minas em tempo real; saiba como - Comitês
População pode acompanhar áreas de escassez hídrica de Minas em tempo real; saiba como
Noticia
Sistema monitora disponibilidade hídrica nas 36 bacias hidrográficas do estado simultaneamente, com dados abertos para consulta pela internet
Oferecer ao cidadão a possibilidade de acompanhar as áreas em situação de escassez hídrica declarada, bem como regiões com alertas de possível restrição do uso da água, garantindo uma gestão horizontal e transparente dos recursos hídricos disponíveis no estado. Com esse objetivo, o Governo de Minas desenvolveu o MIRA, sistema que monitora, em tempo real, a disponibilidade e demanda das captações outorgadas pelo Estado. Os dados estão disponíveis a toda população, que pode acessar as informações pela internet.
Lançado oficialmente no Dia Mundial da Água (22/3), o MIRA já conta com informações atualizadas das estações fluviométricas e telemétricas pertencentes às 36 bacias hidrográficas mineiras. A plataforma utiliza a telemetria para o recebimento dos dados monitorados de forma automática relativos à vazão e ao fluxo residual dos corpos d’água. As informações estão disponíveis no Portal EcoSistemas, endereço que agrega os serviços digitais oferecidos pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).
Os dados enviados a partir das 78 estações telemétricas instaladas em todas as regiões de Minas Gerais são apresentados por meio de bases cartográficas e mapas georreferenciados interativos, incluindo áreas com restrições de uso e situação de escassez hídrica declaradas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Atualmente, existem no estado duas porções hidrográficas em situação crítica de escassez hídrica identificadas. As duas áreas estão localizadas na Bacia do Rio das Velhas e deverão manter restrições de uso durante 90 dias.
Fonte: Site IGAM