facebook soundcloud instagram

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) retomou no dia 13/8 a divulgação do boletim de qualidade do Ar em Minas Gerais. A retomada será realizada pela plataforma do Sistema Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar (MonitorAr), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), lançada em Brasília, com a presença do presidente da Feam, Renato Brandão.

Minas Gerais é um dos cinco estados no Brasil a iniciar, na última sexta-feira (13/8), a integração on line dos dados de monitoramento da qualidade do ar, por meio da plataforma do Sistema MonitorAr. A partir do lançamento a população poderá acessar os dados horários de monitoramento da qualidade do ar para as duas frações de material particulado (MP10 e MP2,5) e CO. A expectativa é de que até setembro os dados dos demais poluentes também já estejam interligados à rede nacional.

Para o presidente da Feam, Renato Brandão, a integração e disponibilização das informações de todo o país, sobre a qualidade do ar para toda a sociedade, de maneira simplificada e online é extremamente importante. “Essa plataforma vai nos auxiliar muito na divulgação das informações sobre a qualidade do ar em nosso Estado”, frisou.

A Feam, responsável por coordenar a operação da rede de estações de monitoramento da qualidade do ar em Minas Gerais, atuou nos últimos meses para adequar a sistematização dos dados das estações de monitoramento, que são recebidos de forma on line em seu Centro Supervisório, de modo a interligá-los à rede nacional estabelecida pela Plataforma Monitorar, por meio de uma parceria com o MMA.

Matéria completa:
http://www.feam.br/banco-de-noticias/2155-feam-retoma-divulgacao-do-boletim-de-qualidade-do-ar-por-meio-de-plataforma-nacional