Estão abertas para votação popular as 115 fotos finalistas do “Concurso de Fotografias Águas de Minas”, promovido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) como parte das comemorações do “Mês da Água 2021”. Ao final, o concurso vai eleger 28 fotografias que melhor representem a beleza, a diversidade de usos e as interações humanas com a água nas bacias hidrográficas mineiras. Entre os dias 15 e 19 de março, o concurso entra na fase de apuração dos votos do público em geral e a divulgação final será em 22 de março, em evento no Dia Mundial da Água.

concurso fotografia votacao

O concurso foi aberto pelo Igam em 8 de fevereiro e recebeu fotos até o dia 28 de fevereiro. Neste intervalo, a comissão julgadora recebeu um total de 969 fotos nas quatro categorias do concurso sendo: 581 na categoria Águas Gerais; 90 na categoria águas da cultura; 163 na categoria Águas e seus Diversos Usos, e 135 fotos na categoria Águas impactadas. Ao todo serão escolhidas 28 fotos pelo público em geral.

As fotografias escolhidas pelo público em geral vão compor o E-book do Concurso de Fotografias Águas de Minas 2021, que será disponibilizado gratuitamente.

  •  Categorias

Na categoria “Águas Gerais” estão sendo selecionadas fotografias que contenham imagens das águas da Bacia Hidrográfica no contexto de beleza paisagística ou que tenham a água como aspecto central, tais como: rios, lagos, nascentes, sumidouros, veredas e cachoeiras.

Já na categoria “Águas da Cultura” as fotografias devem retratar registros de interação do ser humano e os recursos hídricos da Bacia Hidrográfica no contexto cultural local, a exemplo de festas populares, costumes religiosos, monumentos naturais/históricos, populações ribeirinhas, produção de artesanato, comidas e bebidas típicas da região.

Na categoria “Águas e seus Diversos Usos” entram para a seleção imagens que retratem os diversos usos e finalidades que as águas possuem para os seus usuários, como irrigação, agricultura familiar, preservação de ecossistemas aquáticos, abastecimento humano, dessedentação animal, recreação, aquicultura e pesca, navegação, atividades de lazer e turismo ecológico, uso industrial.

E, por último, a categoria “Águas Impactadas” valem os registros de ameaças à qualidade e à quantidade dos recursos hídricos, como poluição das águas, lançamentos de esgoto sem tratamento, incêndios florestais, disposição inadequada do lixo, desmatamento irregular, degradação dos solos, degradação de margens de rios, dentre outros neste aspecto.

  • Para participar da votação acesse os links:

- Águas Gerais

- Águas da Cultura

- Água e seus Diversos Usos

- Águas Impactadas

 

Fonte: site Igam

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco