facebook soundcloud instagram

Celebrado em 22 de março, o Dia Mundial da Água terá em Minas, neste ano, uma programação estendida ao longo de todo o mês para destacar as ações e iniciativas em prol da conservação dos recursos hídricos, além de destacar ações em andamento para promover a segurança hídrica em Minas. As ações comemorativas são coordenadas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e envolvem cursos, palestras, webinars e seminários.


A programação começa nesta semana, com a realização da edição especial do Sisema ComCiência, na sexta-feira, dia 5 de março. A professora Teresa Cristina Tarlé Pissarra, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) fará uma apresentação sobre “Produção de Água Limpa em Bacias Hidrográficas: Risco de Segurança Hídrica e Pagamento por Serviços Ambientais”. O evento terá abertura do diretor-geral do Igam, Marcelo Fonseca; apresentação do analista ambiental do Instituto, Alexandre Magrineli e será transmitido ao vivo pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais, no YouTube.


Na semana que vem, a programação segue com dois minicursos, nos dias 8 e 10 de março, que vão tratar do cadastramento de barragens de água e também do tema sedimentometria, respectivamente. As vagas serão limitadas, com preenchimento por ordem de inscrição.


A segunda semana voltada ao mês especial dos recursos hídricos será fechada com o webinar “Monitoramento e Controle de Usos da Água”, que terá exposições dos palestrantes Gustavo Carneiro, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e Felipe de Azevedo Marques, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Esse evento também será transmitido pelo canal do Sisema no YouTube e terá mediação do diretor-geral do Igam, Marcelo Fonseca.


Os minicursos serão retomados na terceira semana da programação especial, nos dias 15, 17 e 19 de março. Os temas serão reuso da água e reuso no processo produtivo. As vagas são limitadas, por ordem de inscrição.


A última semana destinada à programação especial começa no dia 22 de março, data em que é comemorado o Dia Mundial da Água. O Governo de Minas realiza solenidade com a presença do governador Romeu Zema, da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, do diretor-geral do Igam, Marcelo Fonseca, e da secretária-executiva do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), Ana Carolina Miranda. O evento começa às 10h e é mais um que será transmitido ao vivo pelo YouTube.


A solenidade terá apresentação do programa Somos Todos Água; o resultado do Concurso de Fotografias Águas de Minas, do Igam; o lançamento do 2º número da Revista Mineira de Recursos Hídricos e o lançamento do 5º Prêmio de Boas Práticas Ambientais. O restante da semana terá programação estendida entre os dias 23, 24 e 25 de março, com painéis voltados à conservação e restauração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos, eventos extremos, segurança hídrica, segurança hídrica no meio rural, saneamento e controle da poluição.

 

Para acessar a programação completa, clique neste link e veja os detalhes de cada evento.

Fomte: site Igam